MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mais de 1,9 mil indígenas votarão nas eleições de domingo em Rondônia


Cinco aldeias terão sessão específica para os índios.
Distrito de Surpresa também terá zona eleitoral para atender 20 tribos.

Do G1 RO

Mais de 1,9 mil indígenas são eleitores em Rondônia (Foto: TRE RO/Divulgação)Mais de 1,9 mil indígenas são eleitores em
Rondônia (Foto: TRE RO/Divulgação)
No estado de Rondônia, 1.902 índios são eleitores que podem votar nas eleições 2012 e terão sessões específicas para facilitar o acesso às urnas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) habilitou cinco aldeias do estado como locais de votação, além do distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim, que irá atender mais de 20 tribos indígenas diferentes.
As cinco aldeias indígenas habilitadas ficam localizadas em diferentes cidades do estado. Uma em Porto Velho, na aldeia central da etnia karitiana; duas em Alta Floresta do Oeste, localizadas na terra indígena Rio Branco e outra na aldeia Cajuí; e outras três em Guajará-Mirim, uma no posto indígena Santo André, no Rio Pacaas Novos, uma no posto indígena Rio Negro Ocaia e outra no Distrito de Surpresa.
Embora o distrito de Surpresa não seja território indígena, a 1ª zona eleitoral atenderá 889 índios. Segundo o chefe de cartório desta zona, João Paulo Rodrigues de Lima, o local foi escolhido por conseguir atender mais de 20 tribos diferentes e possuir energia elétrica e melhor infraestrutura.
A sessão montada na capital, para a etnia karitiana, terá um diferencial. Os mesários que irão trabalhar na eleição são os próprios índios da aldeia, que foram treinados por uma equipe da 24ª zona eleitoral do TRE. Em 2012, será a primeira vez que a votação será realizada na aldeia e cerca de 80 índios estão habilitados a votar nesta zona.
Em Alta Floresta, a 17ª zona eleitoral também fornecerá alimentação para os indígenas que votarem no local. De acordo com Fabrício Zanetti Casagrande, chefe da zona, essa decisão foi tomada por causa da dificuldade de locomoção dos eleitores, que é feita de barcos e canoas. Os eleitores da sessão da aldeia de Cajuí residem em áreas localizadas às margens do Rio Branco e as etnias mais comuns são tupari, makurapi e aruá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário