MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de outubro de 2012

Lojas que já vendem o Hyundai HB20 dizem ainda não oferecer test-drive


Concessionárias afirmam que teste só começa na semana que vem.
Carro já tem fila de espera; preços das revisões não foram divulgados.

Priscila Dal Poggetto e Luciana de Oliveira Do G1, em São Paulo

loja hyundai sp (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Loja da Hyundai em São Paulo, nesta quinta-feira; para novas vendas, previsão é de entrega em dezembro
(Foto: Luciana de Oliveira/G1)
"Euforia" ou "bombando" foram palavras usadas por gerentes de algumas das novas concessionárias que levam o nome Hyundai do Brasil para descrever o primeiro dia de vendas do hatch HB20, na última quarta-feira (10). Eles relataram casos de clientes que já haviam comprado o carro sem ao menos vê-lo - na tradicional pré-venda, recurso usado por muitas marcas. Agora, com o hatch exposto nas concessionárias, consumidores podem conhecê-lo de perto, mas sem andar nele. Entre as 120 lojas que compõem a rede que venderá exclusivamente o HB20 no país, cerca de 30 que atenderam a telefonemas do G1 na quarta disseram que ainda não possuíam unidades para test-drive.
Bruno Gattai, diretor comercial do grupo Smaff, com concessionárias em Brasília, Teresina e Fortaleza foi um dos que afirmaram ainda não ter carro de teste. Segundo ele, isso só acontecerá na próxima terça-feira (16). Outras lojas relataram que receberão os carros de test-drive na segunda (15).
hyundai hb20 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)hyundai hb20 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
O diretor comercial ressaltou que isso não impediu a conclusão das vendas. “A loja está parecendo uma rodoviária. Não conseguimos dar conta do banheiro, dos copos de água, do café...”, descreveu. “O lançamento oficial é hoje [quarta], mas teve uma explosão de procura desde o dia 1º de outubro. Há 20 anos trabalho no mercado de veículos e nunca vi isso”, disse o diretor, acrescentando que possui 435 pedidos com o sinal pago. Segundo Gattai, a meta do grupo é vender por mês 500 unidades em cada uma das duas lojas de Brasília.
Outra concessionária que vende ainda sem test-drive é a Santa Fé, em Francisco Beltrão (PR). Mesmo assim, segundo o gerente Robson Carponi, 20 carros já foram comercializados, sendo que apenas 11 deles estavam disponíveis de pronta-entrega. "Para uma cidade com 90 mil habitantes é muita coisa", avaliou.
Em São Paulo, nesta quinta (11), uma das 10 lojas da cidade também afirmava que só iniciaria os testes com consumidores na semana que vem. Segundo o supervisor João Monteiro, foram feitas 260 pré-vendas naquele ponto, e os clientes receberão o carro em novembro. Para novas vendas, a previsão é de entrega só em dezembro.
Venda durante a limpezaO diretor de vendas Nivaldo Pessoa, da Ulsan, em Campo Grande, conta que começou a vender o HB20 antes da data oficial de lançamento. "Na verdade, ontem [terça] à noite, a loja estava sendo limpa ainda, para a abertura hoje, e os clientes entraram. Eles nem ligaram para a água no pé... Vendemos 2 carros durante a limpeza", contou Pessoa. Na última quarta, ele disse ter feito mais 19 vendas.
O local antes era uma concessionária da Volkswagen, mas a maioria das lojas ouvidas pela reportagem, antes de se dedicarem ao primeiro carro nacional da Hyundai, eram revendas da marca com a concessão do Grupo Caoa para vender os modelos importados.
Elas mudaram o foco porque montadora decidiu separar os produtos: onde se vende o HB20 não é comercializado nenhum modelo trazido da Coreia do Sul. A própria Caoa terá unidades da Hyundai Motor Brasil e outras de importados. A ideia é que os pontos da HMB sejam exclusivos dos carros nacionais da marca, produzidos em Piracicaba (SP). Depois do hatch, a "família HB20" crescerá com um sedã e uma versão "aventureira".
Há concessionárias que nem os carros da “primeira leva” receberam ainda. É o caso da GTS–Barreiras, na Bahia. De acordo com o gerente de vendas, a demora na entrega aconteceu porque o processo burocrático de abertura da loja atrasou. “Aqui é mais longe, demorou mais para chegar o material de instalação”, explicou. Segundo ele, 44 carros estão para chegar e 9 já foram vendidos. A lista de espera é de mais de 20 clientes.
Funcionários de lojas ouvidas dizem que o preço praticado é o sugerido pela Hyundai na ocasião da apresentação do modelo, partindo de R$ 31.995 (veja todos os preços e versões), que é o valor da versão de entrada com motor 1.0. Muitos, no entanto, afirmam que o HB20 1.6 é mais procurado -justamente a motorização considerada o foco da Hyundai.

E o preço da revisão?
Além de comprarem o carro sem ter dirigido ou antes mesmo de tê-lo visto, os clientes ainda não sabem quanto vão pagar exatamente nas revisões. A maioria das 30 lojas ouvidas diz que não recebeu a tabela com os valores.
“O preço será tabelado, mas ainda não foi divulgado oficialmente. As duas primeiras [revisões], de 10 mil km e 20 mil km, terão a mão de obra paga pela montadora, devem ficar em R$ 200 e R$ 300, respectivamente. Já a de 30 mil km chega a até R$ 500”, estima o gerente de vendas da Toksu, em Barbacena (MG), Alessando Lopes, outra que tem fila de espera.
loja hyundai sp (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Montadora colocou cor azul para lojas que vendem só os carros nacionais  (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Lojas da capital paulista não atenderam telefonemasO G1 tentou falar com todas as 10 concessionárias da capital paulista, a maioria delas pertencente ao grupo Caoa. No caso das lojas do grupo, a ligação era transferida para uma gravação, mas ninguém atendeu. Os telefones das outras duas, localizadas no Carrão e no Ipiranga, foram apontados como números inexistentes. Os números discados foram os divulgados no site da Hyundai Motor Brasil (www.hyundai.com/br).
Em Santo André, no ABC paulista, uma unidade Caoa já operava como Hyundai do Brasil. De acordo com o gerente de vendas Alexandre Figueiredo, a meta do grupo para 30 lojas que venderão os carros nacionais é de emplacar 7,5 mil unidades do HB20 ao mês. “A meta por loja é de 250 unidades mensais”, explicou Figueiredo, que esperava ter 30 negócios fechados no 1º dia. “O movimento está muito grande, 100 pessoas já passaram hoje por aqui. Isso porque é uma semana difícil, de véspera de feriado”, disse.
O G1 entrou em contato com a Hyundai do Brasil para obter informações sobre quantas concessionárias realmente abriram na última quarta e quais delas já oferecem test-drive. Até o fechamento da reportagem, a montadora não havia retornado o contato.
De acordo com comunicado oficial, a operação começa com 120 concessionárias localizadas em 101 cidades de 24 estados. "As lojas são controladas por 65 grupos independentes que estão prontos para vender e oferecer serviços para o HB20", diz o texto. O modelo da Hyundai foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil e começou a ser produzido no último dia 20, em Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário