MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Leitos infantis do Hospital Regional de Cacoal, RO, não funcionam


Médicos especialistas foram contratados em caráter emergencial.
Dos 25 leitos de UTI, sete continuam parados.

Paula Casagrande Do G1 RO

No Hospital Regional de Cacoal, 17 dos 18 leitos estam ocupados (Foto: Paula Casagrande/G1)No Hospital Regional de Cacoal, 17 dos 18 leitos estam ocupados (Foto: Paula Casagrande/G1)
O Hospital Regional de Cacoal, RO, abriu oito novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (2). A unidade conta com 25 leitos construídos, mas apenas 10 estavam em funcionamento desde a inauguração em 2010, após 19 anos em obra. Os 18 leitos em funcionamento na instituição são para adultos, mas 17 já estão ocupados. Os sete leitos que atenderiam o público infantil permanecem parados por falta de profissionais.
“O salário que o estado oferta não atrai profissionais especializados. Fica desvalorizado se comparado ao do restante do país. Então todo o estado sofre com a falta de força humana qualificada na área da saúde”, ressalta Marco Aurélio Vasques, diretor-geral do hospital.
Segundo Vasques, seis médicos foram contratados em caráter emergencial. Entre eles, dois fonoaudiólogos. “Para cada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, são necessários nove médicos. O quadro ainda não está completo, mas com essas contratações e uma adequação de horários, a segunda unidade já pode estar funcionando”, explica Marco.
Por causa da falta de médicos, apenas 10 leitos da UTI do Hospital Regional de Cacoal estavam sendo usados. "Após contratação emergencial de médicos intensivistas, 18 leitos estão atendendo a população”, relata Marco Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário