MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Governo compra 30 cavalos para policiamento na Copa em Cuiabá


Animais vão passar por período de adaptação e treinamento.
Segundo a PM, policial tem maior visibilidade ao fazer rondas montado.

Do G1 MT

Cavalos devem começar a atuar durante as festas de final de ano.  (Foto: Assessoria/Sesp-MT)Cavalos devem começar a atuar durante as festas de final de ano. (Foto: Assessoria/Sesp-MT)
Trinta cavalos foram adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) para o trabalho de policiamento ostensivo da Policia Militar durante a Copa de 2014, em Cuiabá. De acordo com a Sesp, esse é um dos primeiros projetos na área de segurança pública voltado para evento que está sendo colocado em prática.
Os animais eram do Rio Grande do Sul e passam por um período de adaptação e, em seguida, serão treinados para poder ir às ruas. A previsão é que comecem a atuar antes da Copa, já nas festas de Natal e Ano Novo no estado. Para a Copa, a intenção é ter 60 cavalos e 120 policiais militares atuando no Regimento de Policiamento Montado, tanto que com os 30 novos cavalos, mais 55 policiais militares devem passar a fazer parte da nova forma de policiamento, sendo 30 deles para atuar diretamente com o policiamento ostensivo montado.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, afirmou que o Regime de Policiamento Montado será um dos grandes legados da segurança pública após a Copa do Mundo. “Os cavalos ajudam na contenção de tumultos e na sensação de segurança da população”, avaliou.
Conforme o comandante do Regimento, tenente-coronel da PM Alberto de Barros Neves, os animais são ideais para a atividade de policiamento montado. “Eles [cavalos] possuem porte alto, temperamento dócil e resposta rápida aos comandos, além de pelagem e idade adequadas à atividade para a qual serão empregados”, explicou.
Cavalos foram comprados no Rio Grande do Sul e vão passar por treinamento. (Foto: Assessoria/Sesp-MT)Cavalos foram comprados no Rio Grande do Sul e vão passar por treinamento. (Foto: Assessoria/Sesp-MT)
Para o tenente-coronel, policial tem maior visibilidade ao fazer rondas montado. “Por ficar em um patamar mais elevado, o policial enxerga e é visto de longe, sem falar no fácil acesso ao trânsito, em meio a multidão e controle de distúrbios civis, evitando o uso de uma tropa de choque por exemplo”, pontuou.
No treinamento, os cavalos devem se acostumar com a fumaça, fogos, explosivos, entre outras técnicas, para aprender a andar junto com o policial de forma tranquila. "Eles devem trabalhar sem se assustar ou causar qualquer alteração no serviço”, disse o sub-comandante do Regimento e instrutor dos policiais, capitão PM Fernando Schulz Galvão.
Os cavalos estão acomodados na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá, que, segundo o comandante do Regimento , possui a estrutura ideal para os animais, além de estar localizada em um ponto estratégico de Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário