MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Museu do Círio guarda relíquias da fé em Nossa Senhora de Nazaré


Objetos representam promessas inusitadas.
Acervo é renovado todos os anos com as doações dos fiéis.

Do G1 PA

Mais de duas mil peças de dez coleções diferentes mostram a história e a importância do Círio de Nazaré em Belém. O acervo do Museu do Círio guarda objetos de promessas inusitados, símbolos das romarias como a corda e os brinquedos de miriti e ainda mantêm um trabalho especial de preservação dos mantos usados pela imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O espaço aberto ao público funciona de terças a sexta, das 10 as 18h e nos finais de semanas e feriados das 10h as 14h, horário local.
No local é possível encontrar ex-votos, objetos entregues pelos romeiros durantes as procissões do Círio em agradecimento ou em forma de pedido a Nossa Senhora. Há barcos e casas de miriti e também objetos mais pitorescos como um vestido de noiva e até uma réplica de geladeira, além de uma gigantesca carteira de trabalho.
  •  
Objetos de promessas inusitadas estão guardados no Museu do Círio (Foto: Fernando Araújo / O Liberal)Objetos de promessas inusitadas estão guardados no Museu do Círio (Foto: Fernando Araújo / O Liberal)
"Conseguimos coletar o relato sobre alguns objetos, mas de outros não. Imaginamos que o vestido foi doado por uma noiva que conseguiu casar. Ele deve ter sido usado por ela na cerimônia. Já a geladeira, apesar de parecer real, é uma réplica feita em um material parecido com compensado e deve ter sido entregue após o dono conseguir comprar a geladeira real. Já a carteira de trabalho é um símbolo de um novo empreso", conta Marcelo Laredo, gestor cultural do Museu.
No espaço também há um local dedicado a memória dos aspectos culturais do Círio. "Temos fitinhas, a parte comercial e o turismo da procissão e também o Auto do Círio e o Arrastão do Pavulagem, além dos brinquedos de miriti na forma como eles são comumente vendidos no Círio, nas girândolas", explica Marcelo.
No local também estão preservados os mantos usados pelas imagens de Nossa Senhora de Nazaré que passaram a ser guardados desde a década de 1980 e estão sendo restaurados. Todos os anos o acervo é renovado após a grande romaria do segundo domingo de outubro, quando novos objetos doados pelos promesseiros são selecionados para as coleções.
HistóriaO Museu do Círio foi criado em outubro de 1986 e reinaugurado em dezembro de 2002, passando a realizar suas atividades no Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha. Possuindo um rico acervo documental, o Museu do Círio retrata a história da devoção popular em torno da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior manifestação religiosa do Estado do Pará e uma das maiores do Brasil e do Mundo, celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará e tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Projeto busca resgatar história de mantos de Nossa Senhora de Nazaré (Foto: Paulo Akira / O Liberal)Projeto busca resgatar história de mantos de
Nossa Senhora de Nazaré (Foto: Paulo Akira /
O Liberal)
O acervo contempla sua realidade histórica, cultural e artística através de aproximadamente 2.000 peças, divididas em dez coleções, que vão desde arte sacra do século XIX, arte popular em miriti, até numeroso acervo escultório de ex-votos, entre outros itens, apresentando o Círio até os dias atuais. Funciona de terça a sexta das 10h as 18h e aos finais de semana e feriados abre das 19h as 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário