MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Falta de energia causa problemas para produtores rurais de MG


Prejuízos crescem no noroeste do estado e na região do Alto Paranaíba.
Problema compromete qualidade do leite produzido em sítios da região.

Do Globo Rural

A interrupção do fornecimento de energia elétrica causou problemas para produtores rurais de Minas Gerais. No noroeste do estado e na região do Alto Paranaíba, os prejuízos crescem a cada dia.
O agricultor Reginaldo Menezes, que montou uma fábrica de rações na zona rural de Presidente Olegário, no noroeste de Minas, está com dificuldade para fabricar o produto que atende criadores da região por conta das constantes quedas de energia.
O problema também ocorre no sitio do criador José Martins Regis, em Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, onde as vacas produzem cerca de dois mil litros de leite por dia. A falta de energia constante está comprometendo a qualidade do produto.
Outro problema que os produtores de leite da região do Alto Paranaíba estão percebendo por conta da constante queda de energia elétrica é que a saúde dos animais também está sendo afetada.
“Com a queda de energia, sofre uma interrupção na ordenha dos animais, o que é uma porta de entrada de bactérias, causando uma doença chamada mastite”, diz o zootecnista Luís Fernando Correa.
O sistema automatizado, que fornece a alimentação dos porcos, na ganja do criador Paulo Henrique Rocha, também em Lagoa Formosa, depende da energia para funcionar. Mas ultimamente a instabilidade no fornecimento está causando problemas. “O principal fator preocupante é a alimentação. Hoje, eles foram comer 9hs e a água ainda não normalizou. Fora a queima de equipamento. Esse ano, nós já perdemos três motores da automação e duas vezes a bomba do poço artesiano”, diz.
A companhia elétrica de Minas Gerais informou que a área técnica da empresa deve visitar a região esta semana para avaliar a situação.
No Rio Grande do Sul, milhares de frangos morreram de calor numa propriedade em Bom Retiro do Sul também por causa da falta de energia também causou problema. Em um aviário da região, as aves prontas para o abate não resistiram ao calor intenso. Sem o funcionamento dos equipamentos que refrescam o ar, a temperatura passou dos 35º, quinze acima do recomendado. O fornecimento de energia ficou suspenso do meio-dia até as 16h do sábado. Cerca de 18 mil frangos morreram causando um prejuízo de R$ 9 mil.
De acordo com AES Sul, responsável pelo abastecimento de energia na região central do Rio Grande do Sul, um raio danificou a rede elétrica de Bom Retiro do Sul, o que provocou a interrupção do fornecimento por cerca de duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário