MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exportações de suco de laranja concentrado aos EUA caem 25%


Após polêmica com fungicida, Brasil tenta retomar nível de vendas.
Total de suco enviado em setembro foi 72% maior na comparação anual.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

Mesmo tendo conseguido retomar nos últimos meses as exportações de suco de laranja para os Estados Unidos na forma de suco concentrado (FCOJ, na sigla em inglês), o Brasil deve fechar o ano com um volume total de vendas para o país bem abaixo do que o registrado em 2011.
Balanço da CitrusBR, que representa as companhias brasileiras produtoras e exportadoras, mostra que de janeiro a setembro as exportações brasileiras de suco de laranja concentrado para os EUA caíram 25% na comparação com o ano passado, após polêmica envolvendo o fungicida carbendazim.
Em janeiro, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) barrou carregamentos de suco de laranja do Brasil que apresentaram resultado positivo para a presença do fungicida carbedazim, vetado nos EUA, e passou a testar todo o suco de laranja exportado pelo Brasil. O uso do químico tem sido empregado no combate à 'pinta-preta', um tipo de fungo comum em pomares de laranja.
Para atender às exigências da FDA, os produtores brasileiros foram então forçados a embarcar suco apenas na forma não concentrada e ficou sem exportar o suco concentrado nos primeiros meses do ano. Os embarques do produto só foram retomadas em julho, após o governo americano passar a aceitar testes privados para o fungicida carbendazim realizados pelos próprios produtores brasileiros antes de embarcar o produto.
"Fizemos uma adaptação em toda a cadeia para cumprir as exigências americanas e o setor já está totalmente adaptado. Conseguimos, tecnicamente, voltar as padrões anteriores um pouco até mais cedo do que o imaginado", afirmou ao G1 o presidente-executivo da CitrusBR, Christian Lohbauer.
Um total de 47.767 toneladas de suco concentrado foi enviado até setembro, ante 63.737 toneladas embarcadas para os EUA em 2011. Em setembro, no entanto, o total de suco concentrado enviado foi de 16.974 toneladas, uma alta de 72% em relação as 9.825 toneladas exportadas em 2011.
Apesar do resultado exclelente de setembro, a CitrusBR estima que o total enviado pelo Brasil no ano deve ficar cerca de 20% abaixo das 170 mil toneladas de suco concentrado enviadas em 2011. "Essa diferença na comparação com o ano passado deve ser mantida porque o que está acontecendo é uma queda generalizada no consumo de suco em todo o mundo. Só nos Estados Unidos a queda foi de 25% na última década", afirma Lohbauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário