MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Donos de carros antigos se reúnem em Porto Velho no feriado


"A ferrugem é um vício", diz o presidente do clube de carros antigos.
Fundado há um ano, 30 associados participam de encontros.

Larissa Matarésio Do G1 RO

Clube dos apaixonados por carros antigos se reuniu hoje em Porto Velho para expôr e falar sobre carros (Foto: Larissa Matarésio/G1)Clube dos apaixonados por carros antigos se reuniu nesta terça-feira (2) em Porto Velho para expôr e falar sobre as máquinas (Foto: Larissa Matarésio/G1)
Fundado no dia cinco de junho de 2011, o Clube do Fusca e dos Autos Antigos de Rondônia, reúne cerca de 30 associados que participam de encontros para trocar ideias sobre carros antigos, peças e realizar ações sociais. Pelo menos 20 colecionadores estavam estacionados nesta terça-feira (2) no pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e muitas pessoas que passeavam pelo local pararam para admirar os carros.
O presidente, Gladiston Leonelo, mais conhecido como 'Grandão', conta que a iniciativa de fundar o clube surgiu da necessidade de realizar mais encontros. "Começamos em poucos amigos e de repente o número começou a aumentar, por isso decidimos formar o clube para ter encontros mais periódicos para falar sobre as nossas paixões, os carros antigos", conta Gladiston.
Os associados se encontram para expôr os carros, saber opiniões, discutir sobre modificações e realizar ações sociais. "Esse ano, pela segunda vez, faremos uma ação para o dia das crianças, em 12 de outubro. Entregaremos presentes, brincados, alimentos para associações e lares carentes", explica Gladiston.
O presidente também ressalta que o clube é importante para tentar manter a história desses carros antigos. "A maioria de nós mantém os carros originais, mas isso depende do gosto de cada um, alguns apenas modificam motor, suspensão, melhorias externas. Mas para o grupo isso não importa. Temos até associados que gostam de motos antigas. A ideia mesmo é nos reunir e falar sobre antiguidades", diz 'Grandão'.
Ricardo Valmórbida é tesoureiro do clube e conta que sua paixão por carros antigos é desde a infância (Foto: Larissa Matarésio/G1)Ricardo Valmórbida é tesoureiro do clube e conta
que sua paixão por carros antigos é desde a
infância (Foto: Larissa Matarésio/G1)
O tesoureiro do clube e bancário na vida profissional, Ricardo Valmórbida, conta de onde nasceu sua paixão. "É uma coisa que vem desde criança, quando meus avós me levavam para viajar para o sul. É um prazer andar nestes carros antigos que possuem histórias e recordar a infância, reviver o passado", conta Ricardo.
Ele também fala sobre a dificuldade em encontrar carros antigos no estado. "Rondônia é um estado muito novo, então é difícil encontrar antiguidades aqui. A grande maioria dos colecionadores encontram carros e peças apenas fora de Rondônia. Por isso a dificuldade em divulgar o clube e motivar as pessoas a participarem", explica Ricardo.
Pela primeira vez no encontro, o empresário Ivair Mantoani, possui uma Chevrolet Brasil de 1964 e conta brincando sobre a implicância da esposa com a camionete. "Ela reclamou que eu estava gastando muito com a restauração da camionete e eu disse que não ia mudar. Era ela ou a camionete. Ela não gostou, mas ela entende que eu falei por brincadeira", explicou Ivair.
O aposentado João de Deus Santos acabou de se mudar para Porto Velho, mas já está gostando do que encontrou. "Estou achando Porto Velho linda. E essa exposição é muito bacana, ainda mais para mim que sou das antigas", comemora João.
O autônomo João Paulo Alves passeava pela EFMM curtindo o feriado e aproveitou para admirar os carros. "São muito bonitos e bem conservados. Estou precisando pegar umas dicas com eles para manter o meu", diz João Paulo.
O empresário Ivair restaurou uma Chevrolet Brasil de 1964 (Foto: Larissa Matarésio/G1)O empresário Ivair restaurou uma Chevrolet Brasil de 1964 (Foto: Larissa Matarésio/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário