MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ji-Paraná, RO, se prepara para campanha contra a febre aftosa


Profissionais da Idaron realizarão palestras nos dias 10 e 17 de outubro.
A 33ª campanha tem como tema, “De mamando à caducando”.

Priscila Lima Do G1 RO

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) realizará entre os dias 15 de outubro a 15 de novembro a 33ª Campanha contra a febre aftosa no estado. Em Ji-Paraná, RO, os profissionais da Idaron realizarão palestras nos dias 10 e 17 de outubro, na Escola Família Agrícola (EFA) com o tema: “Boas práticas de vacinação” com o objetivo auxiliar os produtores rurais e toda a comunidade com dicas de como vacinar seus bovinos e a importância da prevenção da febre aftosa.
Segundo a Idaron, os produtores rurais terão um mês para vacinar os bovinos e mais uma semana, após a data de encerramento da campanha, para fazer a declaração de vacina e comprovar que os animais foram imunizados.
Rondônia tem aproximadamente 88 mil produtores rurais e em Ji-Paraná são quase 3,5 mil, segundo o Informe Semestral de Campo referente à 32ª etapa de vacinação contra febre aftosa no estado de Rondônia. O objetivo é vacinar 12 milhões de cabeças durante a campanha.
A 33ª Campanha contra a Febre Aftosa tem como tema, “De mamando à caducando”. “O diferencial desta campanha será a abordagem. Hoje em dia quando se fala em febre aftosa, ninguém quer ouvir. O ciclo de palestras será dinâmico e com práticas que deverão chamar a atenção dos produtores rurais e quem trabalha com bovinos, assim, imunizar o maior número de animais possível”, explicou Bruno Araújo de Pinho, veterinário da Idaron.
Bruno afirmou que por causa da vacinação, Rondônia é um estado livre da febre aftosa. A Idaron executa trabalhos fora do Estado, em parte da Amazônia e do Mato Grosso para que os estados vizinhos não apresentem riscos de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário