MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

AULA DE CIDADANIA

Alunos participam de projetos que simulam eleições em escolas de SE

Crianças e adolescentes aprenderam sobre a importância do voto.
Eles fizeram campanha eleitoral e apresentaram propostas.

Marina Fontenele Do G1 SE

Fellipe Pinheiro investiu na campanha e está confiante na vitória (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Fellipe Pinheiro investiu na campanha e está confiante na vitória (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Crianças e adolescentes de dois colégios de Aracaju, em Sergipe, participaram das eleições para escolher representantes dos alunos nesta terça-feira (2). O processo foi semelhante ao das eleições para prefeito e vereadores que será realizado no próximo domingo (7).
Os jovens candidatos apresentaram propostas para melhorias dentro do ambiente escolar, além de fazeram campanha para conseguir votos. Fellipe Pinheiro, 10 anos, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, levou a brincadeira a sério e até utilizou banners e adesivos . Ele também buscou apoio dos candidatos a vereadores e até decorou um discurso.
“Bom dia! Meu nome é Fellipe Pinheiro e sou candidato a prefeito da Cidade da Criança. Se eleito for, tentarei representar todos os alunos da melhor maneira possível ouvindo e respeitando as opiniões de todos. Solicitarei à diretoria do nosso colégio a compra de novas lixeiras de coleta seletiva, pois o meio ambiente precisa de ideias como essa. Também solicitarei a pintura da igreja, a compra de novos bancos e a arborização do colégio”, afirmou Fellipe.
Caio Gonçalves garante que está preparado para exercer a função de vereador (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Caio Gonçalves garante que está preparado para
exercer a função de vereador
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
De acordo com Mônica Rocha, contadora de histórias, a escola utilizou uma forma lúdica para transmitir o sentido de cidadania para as crianças. “Desenvolvemos conceitos e questões importantes para que eles entendam o processo eleitoral como os direitos e deveres do cidadão, ética e a importância do voto como transformação social e exercício da cidadania”.
O candidato a vereador Caio Gonçalves Pereira Passos, 10 anos, garante que está preparando para assumir o cargo pelos próximos quatro anos. “Vou auxiliar as propostas de Fellipe, dar dicas para modernizar a cidade, instalar novas lixeiras e bebedouros. Também estou pensando em uma casinha para o pipoqueiro vender em um lugar mais confortável que no carrinho dele”. Os eleitos vão representar as solicitações dos alunos à diretoria.
Tiago José pediu votos aos amigos da sala (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Tiago José pediu votos aos amigos da sala
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Crianças das primeiras séries do ensino infantil também participaram do projeto. Tiago José dos Anjos Sousa, 6 anos, estava empolgado com a possibilidade de ser eleito prefeito da Cidade da Criança, área de lazer da escola. “O prefeito constrói as coisas para melhorar a cidade”, define o também candidato a prefeito.
Debate educativo
O assunto eleições também foi debatido em outra instituição particular de ensino, só que desta vez, com os alunos maiores. A candidata à representante da sala Nara Okushima Leão, 15 anos, propôs aulas complementares de todas as disciplinas, liberação da internet sem fio na hora do intervalo e a criação da rádio interna do colégio.
“Preparamos um roteiro com a forma antiga de voto no papel, na atual e a do futuro onde utilizamos um robô simples que computa os votos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já esteve na escola e deu uma palestra sobre as eleições”, explica Lígia Santos, coordenadora do ensino fundamental.
Nara registrou o voto na cédula de papel, no computador e no robô (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Nara registrou o voto na cédula de papel, no robô e
no computador (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Segundo Lígia, os representantes das turmas vão passar um mês auxiliando a coordenação através da apresentação de um plano de metas e trabalhos pedagógicos. No total, 175 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio participam do projeto nesta escola.
Amanda Inês Morais Sampaio, 18 anos, participou do mesmo projeto há dois anos. Ela contou como a experiência a ajudou a entender melhor a política já que neste ano será a primeira vez que ela vai votar. “Me dei conta que votar não é só ir na urna e digitar o número. Passei a entender o processo de construção de ideias e do ato democrático de escolher os representantes da população”.

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