Alunos participam de projetos que simulam eleições em escolas de SE
Crianças e adolescentes aprenderam sobre a importância do voto.
Eles fizeram campanha eleitoral e apresentaram propostas.
Fellipe Pinheiro investiu na campanha e está confiante na vitória (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)“Bom dia! Meu nome é Fellipe Pinheiro e sou candidato a prefeito da Cidade da Criança. Se eleito for, tentarei representar todos os alunos da melhor maneira possível ouvindo e respeitando as opiniões de todos. Solicitarei à diretoria do nosso colégio a compra de novas lixeiras de coleta seletiva, pois o meio ambiente precisa de ideias como essa. Também solicitarei a pintura da igreja, a compra de novos bancos e a arborização do colégio”, afirmou Fellipe.
Caio Gonçalves garante que está preparado paraexercer a função de vereador
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
O candidato a vereador Caio Gonçalves Pereira Passos, 10 anos, garante que está preparando para assumir o cargo pelos próximos quatro anos. “Vou auxiliar as propostas de Fellipe, dar dicas para modernizar a cidade, instalar novas lixeiras e bebedouros. Também estou pensando em uma casinha para o pipoqueiro vender em um lugar mais confortável que no carrinho dele”. Os eleitos vão representar as solicitações dos alunos à diretoria.
Tiago José pediu votos aos amigos da sala(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Debate educativo
O assunto eleições também foi debatido em outra instituição particular de ensino, só que desta vez, com os alunos maiores. A candidata à representante da sala Nara Okushima Leão, 15 anos, propôs aulas complementares de todas as disciplinas, liberação da internet sem fio na hora do intervalo e a criação da rádio interna do colégio.
“Preparamos um roteiro com a forma antiga de voto no papel, na atual e a do futuro onde utilizamos um robô simples que computa os votos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já esteve na escola e deu uma palestra sobre as eleições”, explica Lígia Santos, coordenadora do ensino fundamental.
Nara registrou o voto na cédula de papel, no robô eno computador (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Amanda Inês Morais Sampaio, 18 anos, participou do mesmo projeto há dois anos. Ela contou como a experiência a ajudou a entender melhor a política já que neste ano será a primeira vez que ela vai votar. “Me dei conta que votar não é só ir na urna e digitar o número. Passei a entender o processo de construção de ideias e do ato democrático de escolher os representantes da população”.
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