MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sergipanos têm feito uso frequente de alimentos industrializados


Sódio é o grande vilão desse tipo de produto.
Hipertensão 22,7% da população de Aracaju.

Flávio Antunes Do G1 SE

Com a sensação de que o tempo está passando cada vez mais depressa o que acaba levando as pessoas a procurar a praticidade e rapidez dos alimentos industrializados deixando uma possível alimentação saudável de lado. E o perigo pode vir com a quantidade de sódio que possuem esses tipos de alimentos.
A substância é utilizada como conservante e está associada a doenças cardíacas e renais. Morando sozinha e passando boa parte do dia fora de casa, à universitária Juliana Sodré, não abre mão de um suco em pó, de um macarrão industrializado e porque não de uma lasanha pronta para ir ao forno micro-ondas.
“Como não tenho muito tempo para cozinhar. Então optei mais por esses produtos, pois é mais fácil. É só colocar no micro-ondas e em questão de segundos está pronto para comer”, comenta.
Ao chegar no supermercado é muito fácil encontra-los. Nas prateleiras eles são vendidos congelados ou em temperatura ambiente, portanto é sempre bom observar os detalhes dos valores nutricionais, pois o Sódio sempre estão em grande quantidade.
Uma sopa instantânea, por exemplo, tem 1951 mg de sódio o que corresponde 81% de toda a quantidade que uma pessoa pode ingerir. De acordo com a nutricionista, Rafaela Souza, o sódio é só uma das substâncias prejudiciais. “Os alimentos industrializados são concentrados em termos de conservantes, mas também existem outras como a Gordura Trans que o excesso pode causar doenças”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão mata entorno de 7,5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil já são 30 milhões de pessoas hipertensas. Com 300 mil mortes registradas.
Em Aracaju a hipertensão 22,7% da população. E outro dado, o uso cada vez maior desse tipo de alimento semi-pronto elevou de 25% para 58% da população Brasileira a uma pré-disposição à obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário