MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de outubro de 2012

Agricultor de Goiás estabelece plantação comercial de mangaba


Variedade do cerrado foi recomendada por pesquisadora da Embrapa.
Veja também uma receita para preparar sorvete caseiro de mangaba.

Do Globo Rural

Nas cabeceiras do Caiapó, rio que tem uma grande importância no oeste de Goiás, fica o município de Arenópolis, onde o agricultor Clóvis de Almeida está construindo um sonho: cultivar frutas de todos os cantos do Brasil em um sítio de 63 hectares.
O produtor está atualmente com 114 espécies, entre elas murici, jaracatiá, gabiroba, pequi, e até uma fruta seca conhecida como mutamba. No meio de tantas espécies, a mangaba se destaca. Quando os frutos começam a cair das árvores é sinal de que a colheita tem que ser feita logo, porque a mangaba é perecível.
A colheita da mangaba no pé tem um segredo. Quando se retira o fruto, ele solta um líquido, espécie de látex, que pode grudar em outros frutos. Por isso todos molham o fruto para que o látex coagule e não grude nos outros frutos.
Na fazenda são cultivadas quatro variedades de mangaba. A mais produtiva é a chamada ‘peito de moça’, que foi recomendada por uma pesquisadora da Embrapa. “Quando eu consegui as mudas, a doutora me falou que tem a mangaba de mesa, de polpa, e tem essa que carrega muito no pé. Esse nome interessante é porque ela é mais compridinha e tem uma espécie de biquinho. Ela é bem produtiva e muito doce”, explica Clóvis.
No Centro-Oeste essa variedade de mangaba é de uma espécie diferente das encontradas em outras regiões do Nordeste. No estado de Goiás, a produção de Clóvis é um dos primeiros plantios comerciais.
O espaçamento que Clóvis adotou é de cinco metros entre plantas e seis metros entre as linhas. A muda só precisa de água até os 60 dias. Depois, a mangabeira se desenvolve sem irrigação.
O único cuidado é com as pragas, por isso Clóvis vem adotando o plantio também de outras espécies. A mangaba sozinha às vezes é atacada pela cochonilha. "Eu tô plantando a mama cadela, a cagaita, o piqui, a mutamba e todas as plantas do cerrado eu estou plantando junto pra ver se não acontece de ter um ataque de praga que atinja as mangabas”, diz.
Clóvis tem hoje quase mil pés de mangaba em produção e não pretende ficar por aí. "Cada dia nós estamos plantando mais. Eu pretendo mostrar isso para os filhos dos meus filhos, para as novas gerações de pessoas que tão vindo pra conhecer a mangaba", afirma.
O produtor ganhou o dinheiro para comprar a propriedade com uma sorveteria que tem há 16 anos em Goiânia. Hoje a pequena empresa cresceu e virou uma fábrica que produz 14 mil picolés e 1.500 quilos de sorvete por dia.

O engenheiro de alimentos Willian Moreira dá as dicas para preparar um sorvete caseiro de mangaba:
Ingredientes- 1 litro de leite semi congelado
- 1 lata de creme de leite
- 2 copos médios de polpa de mangaba
- 1 colher de sopa cheia de liga neutra
- 1 lata de leite condensado
- 1 copo grande de açúcar
Modo de preparoO primeiro passo é colocar em uma travessa o leite semi congelado, o creme de leite e os dois copos de mangaba. Bata bem com uma batedeira comum. Em seguida, acrescente a colher de liga neutra e bata novamente.
Por fim, adicione o leite condensado e o açúcar. Depois, é só levar ao congelador de uma geladeira comum e deixar por quatro horas. O custo da receita é de aproximadamente R$ 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário