MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de outubro de 2012

Ministério da Agricultura anuncia nova safra recorde de grãos no Brasil


Produção de grãos pode chegar a 182 milhões de toneladas.
Previsão da Conab se baseia principalmente na soja.

Do Globo Rural

A primeira previsão da próxima safra divulgada essa semana pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento,  aponta para uma nova colheita recorde.
A produção de grãos pode passar dos 180 milhões de toneladas, um aumento de 10% com relação à safra anterior. O maior crescimento deve acontecer nas lavouras de soja, por conta dos ótimos preços.
De todos os grãos, a produção da soja é a única que deve crescer em área plantada com 27 milhões de hectares, ou seja, 9% a mais do que na safra anterior. A previsão é também de uma produção recorde, podendo alcançar quase 83 milhões de toneladas.
O levantamento mostra ainda a primeira safra de milho e feijão pode reduzir 6%. Os produtores estão preferindo plantar soja, inclusive os agricultores familiares, o que preocupa a CONABx.
“No momento em que o agricultor faz essa opção, o risco é ele não retornar para os produtos mais tradicionais, ou seja, ele acabar se especializando e também adotando o próprio modelo do agronegócio na unidade familiar. Eu acho que isso é muito ruim porque passa a ser cada vez mais um processo de especialização da produção vinculado a um único produto que lá na frente, quando tiver, por ventura, uma queda de preço. Isso coloca em risco, inclusive, a própria manutenção da atividade produtiva”, diz Sílvio Porto, diretor de política agrícola da CONAB.
Ano após ano, a agricultura brasileira atinge novos patamares. De 2002 até hoje, o Brasil quase dobrou a safra, enquanto a área plantada aumentou em 50%. É um crescimento vigoroso, que ainda deve se sustentar por muitos anos, gerando riqueza para o campo e para toda a economia ligada à produção de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário