O 11º Festival Internacional de Folclore do município acontece até dia 25.
Evento reúne 30 grupos de 11 países diferentes.
Grupos desfilaram pelas ruas da cidade
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Até o próximo sábado (25), Passo Fundo viverá uma mistura de culturas. São pessoas que vieram da Bolívia, da Turquia, da Rússia e até da China para participar e prestigiar o 11º Festival Internacioinal de Folclore do município da região noroeste do Rio Grande do Sul. A abertura oficial do evento aconteceu na sexta-feira (17) e o primeiro final de semana foi de grande movimentação na cidade.(Foto: Reprodução/RBS TV)
A última edição do festival aconteceu em 2008. Para marcar o retorno do evento à cidade, os moradores se reuniram no Circo de Cultura, no campus da Universidade de Passo Fundo, para assistir a desfiles e apresentações. A oportunidade de conhecer e conviver com novas culturas é um dos destaques. "A gente fala português, italiano, espanhol, uma mistura de tudo. Mas a gente consegue se entender", diz Antonella Basso, dançarina do grupo gaúcho.
O grupo que veio da Rússia está no Brasil pela primeira vez. E a diversidade que existe em solo brasileiro e gaúcho atraiu a atenção de Aydar Zubaidulin, diretor do grupo. "Nós gostamos do Brasil porque é um país grande, tem uma vasta história e culturas lindas", afirma.
Neste domingo (19), grupos da Argentina, do Chile, da China, do Mato Grosso, do Panamá, da Paraíba e da Turquia se apresentaram. À tarde, foi celebrada a Missa Folclórica, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com a participação de autoridades, participantes do evento e moradores de Passo Fundo. Uma exposição de fotos da história dos festivais também ficou aberta ao público no Museu Histórico Regional.
Na segunda-feira (20) é a vez de argentinos, bolivianos, chineses, costa-riquenhos, equatorianos, russos, capixabas e paraenses subirem ao palco para realizarem suas apresentações. À tarde, ocorrerá um desfile pelas ruas do centro da cidade. Oficinas gratuitas de conversação em diversas línguas também marcam a programação no início da semana.
Os ingressos para os espetáculos noturnos custam R$ 6, com exceção dos dias de abertura e encerramento, quando os valores são de R$ 12. Estudantes e pessoas maiores de 60 anos têm direito à meia-entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário