MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de junho de 2012

Réplica de sítio sertanejo abre portas no São João de Campina Grande


Sítio São João tem ambientes que remontam um vilarejo do interior do NE.
Primeira noite de funcionamento terá apresentação de Biliu de Campina.

Rafael Melo Do G1 PB

Sítio São João tem fogueira de quase três metros (Foto: Rafael Melo/G1)Sítio São João tem fogueira de quase três metros (Foto: Rafael Melo/G1)
Os festejos juninos começaram nesta sexta-feira (1º) em Campina Grande já a partir das 12h. Nesse horário foi aberto ao público o Sítio São João, um espaço com cenário cinematográfico que retrata os vilarejos antigos do interior do Nordeste. O sítio também tem apresentações de artistas regionais durante os 31 dias da festa oficial e hoje à noite já tem muito forró. A principal atração é Biliu de Campina, que se apresenta às 20h.
A réplica do típico ambiente sertanejo dentro da cidade campinense já está na sua 19ª edição e há três anos fica localizada na Avenida Manoel Tavares, no bairro Alto Branco. São 17 ambientes diferentes que remontam um pouco da história do nordestino através da pequena capela, da casa de farinha ou da tradicional bodega, que ajudam a relembrar os antigos sítios e as festas juninas como elas eram no início.
O espaço tem ainda casa de engenho, réplica das igrejinhas das pequenas cidades do Sertão, a rádio difusora, uma tipografia e outros ambientes característicos do Nordeste. O organizador é o ativista cultural e vereador João Dantas. Segundo ele, um dos objetivos é dar à população a oportunidade de conhecer antigas tradições nordestinas sem precisar viajar para longe. “O Sítio é uma alternativa para turistas e as pessoas que gostam do ambiente nordestino ao longo de todo o dia, já que há uma concentração de eventos à noite”, explicou.

João Dantas prefere não chamar o local de 'cidade cenográfica' porque todos os objetos utilizados na decoração e a estrutura dos ambientes são reais. Aliás, ele disse que alguns artigos têm mais de 500 anos e o local resguarda um pouco da história do Nordeste e dos ciclos que viveu o Brasil. "Aqui você tem casa de farinha, onde índios iniciaram a ideia da organização alimentar; tem casa de engenho, que movimentou o país durante tanto tempo. O sítio não é somente um lugar, é um passeio pela história, desde os primórdios do Brasil Colônia até meados década de 40", explicou.
Casa de barro preserva todos os detalhes de uma típica casa sertaneja (Foto: Rafael Melo/G1)Casa de barro preserva todos os detalhes de uma
típica casa sertaneja (Foto: Rafael Melo/G1)
Apesar de ser um sítio e representativamente está alguns anos atrás da modernidade, o local tem acessibilidade em todos os ambientes para os cadeirantes. Há banheiros, um restaurante e um quiosque para os visitantes. Haverá ainda apresentações com emboladores de coco, banda de pífanos, violeiros e poetas populares.
A estudante Goretti Dionísio esteve no local pela primeira vez e gostou do que viu. "Essas peças, esse cenário, cada detalhe do sítio foi planejado com bastante atenção e carinho. É fidedigno à realidade dos nossos sítios sertanejos. A casa dos meus avós é mantida até hoje do mesmo jeitinho da casa de barro que encontramos aqui. Fico em nostalgia em puder relembrar o que viveu a minha família", relatou emocionada.
A amiga dela, a estudante Leila de Souza, nasceu em Campina Grande e, apesar de ser da terra de forró, não conhece a história dos festejos de antigamente e disse ter ficado encantada com tudo o que viu.
Em 2011, a organização registrou 154 mil visitas. A expectativa, segundo João Dantas, é de superar este número em 2012. Ele também espera manter o sítio aberto ao longo do ano, mesmo após os festejos juninos, para outros eventos e visitas de escolas públicas e particulares. Na próxima edição, o sítio pode se mudar para um outro espaço com mais 12 ambientes. Este ano, os turistas podem visitar a partir das 10h e as porteiras são fechadas à meia-noite. A entrada custará R$ 5.
SERVIÇO
Sítio São João
Quando: a partir de 1º de junho, às 10h
Onde: Avenida Manoel Tavares, bairro Alto Branco, Campina Grande
Quanto: R$ 5
SEXTA-FEIRA - 01 DE JULHO DE 2011
- Abertura das porteiras - 10h
- Os Cabras de Lampião - 10h
- Diomedes Jr. - 14h
- Os Cabras de Lampião - 15h
- Jocélio - 17h
- Inaudete Amorim - 18h
- Biliu de Campina - 20h
- Massilon Gonzaga - 22h
- Encerramento à Meia noite
SÁBADO - 02 DE JULHO DE 2011
- Abertura das porteiras - 10h
- Os Cabras de Lampião - 10h
- Jocélio - 14h
- Os Cabras de Lampião - 15h
- Diomedes Jr. - 17h
- Massilon Gonzaga - 18h
- Inaudete Amorim - 20h
- Biliu de Campina - 22h
- Encerramento à Meia noite
DOMINGO - 03 DE JULHO DE 2011
- Abertura das porteiras - 10h
- Os Cabras de Lampião - 10h
- Jocélio - 14h
- Os Cabras de Lampião - 15h
- Inaudete Amorim - 16h
- Diomedes Jr. - 18h
- Biliu de Campina - 20h
- Massilon Gonzaga - 22h
- Encerramento à Meia noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário