MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Países pequenos pedem na Rio+20 apoio financeiro para os mais pobres


Autoridades discursam na plenária da conferência no Rio de Janeiro.
'Ricos podem ficar um pouco menos ricos', diz ministro do Marrocos.

Do G1 RJ

Representantes de diversos países pediram nesta quinta-feira (21), segundo dia de encontro de alto nível da Rio+20, maior apoio financeiro internacional ao desenvolvimento sustentável dos países mais pobres.

“Fazemos um apelo a esses que, ricos, podem ficar um pouco menos ricos, e apoiar as nações mais pobres que sofreram desastres naturais para alcançarem algum grau de desenvolvimento”, disse o primeiro-ministro do Marrocos, Abdelilah Benkirane.
O primeiro-ministro do Catar, Hamad Nin Jassim Bin Jaber Al Thani, também defendeu mecanismos para garantir o progresso dos países não desenvolvidos.
“Os países mais pobres deveriam ser ajudados. Poderíamos conseguir uma fórmula mais ambiciosa. Temos basicamente alguns desafios, como a falta de compromisso com os assuntos que regulam as atividades financeiras”, disse.
Para Frank Mogovick, ministro do Exterior da Eslovênia, a economia verde pode garantir o desenvolvimento a todos, mas é necessário um compromisso maior dos mais ricos.
“O documento geral da Rio+20 oferece uma oportunidade de reformação internacional, mas será que isso é suficiente?", questionou. "As gerações futuras não devem relembrar essa conferência apenas pelas suas intenções e sim pelas suas ações”, disse.
Para o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, o compromisso final não parece estar à altura das necessidades exigidas. "Apoiando-se nesta crise recente, alguns países desenvolvidos justificam não conferir recursos para lidar com a crise ecológica, que coloca em risco a própria existência da espécie humana", afirmou.

Arturo Corrales, ministro de Relações Exteriores de Honduras, defendeu o estabelecimento de metas, destacando que  “para os países em desenvolvimento, o custo é muito superior àqueles que já gozam desse estado de desenvolvimento”.

O ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável das Ilhas Maurício afirmou que os países pequenos e insulares só poderão estabelecer uma economia verde “com apoio técnico e financeiro”.
“Fazemos um apelo às instituições financeiras internacionais para que lidem com essa questão o mais rápido possível”, discursou.

Egito e Palestina
O ministro do meio ambiente do Egito defendeu que os compromissos da conferência sejam "práticos e realistas". "Precisamos fornecer ajuda financeira aos países em desenvolvimento e temos que ter objetivos claros", disse, destacando que o povo palestino tem todo o direito de gozar de recursos para o desenvolvimento sustentável com liberdade, apesar da ocupação.
O ministro de relações exteriores da Palestina afirmou que o alcance do desenvolvimento sustentável do povo palestino inicia-se com a sua liberdade, o fim da ocupação israelense e a independência do estado palestino. "É importante fornecer a parceria entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento para reduzir o peso da divida externa e a promoção de quadros de maior integração", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário