"Agora esse barco cheio de cultura é de todo brasileiro", diz um dos donos.
Sombra da Lua é um dos 20 saveiros que restaram no estado.
Saveiro de vela de içar Sombra da Lua é uma das mais antigas embarcações a vela do estado. (Foto: Associação Viva Saveiro/Divulgação)Roberto Bezerra, um dos cinco donos do barco, comemora o tombamento e explica a importância dos saveiros na história do transporte marítimo da Bahia. "Nós só podemos dizer que agora esse barco, repleto de histórias e cheio de cultura, é de todos os brasileiros", diz. Segundo ele, a embarcação tem estimados 85 anos e é um dos três saveiros de mesmas características na Bahia. O Sombra da Lua tem 12,5 metros de comprimento e um mastro com cerca de 18 metros de altura.
Saveiro Sombra da Lua. (Foto: AssociaçãoViva Saveiro/Divulgação)
Ainda segundo Bezerra, a ideia agora é de que o saveiro seja colocado à disposição para o turismo da Bahia. "Hoje ele ainda faz transporte de artesanatos de Maragojipipinho, no recôncavo, para Salvador. Mas queremos transformá-lo em um projeto turístico, levando as pessoas a experimentarem a sensação de andar em uma embarcação sem motores, levadas apenas pelo vento".
O tombamento do Sombra da Lua é parte do projetos Barcos do Brasil, lançado em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário