MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de junho de 2012

Colheita do milho safrinha influencia crescimento da safra nacional


Em 2012, a produção de safrinha deverá ser maior do que a safra de verão.
Mato Grosso é o principal estado produtor do alimento no país.

Do Globo Rural

Há alguns meses, o clima adverso no Rio Grande do Sul preocupava o resultado da safra nacional de 2012, principalmente no caso da soja. Mas, o bom desempenho do milho safrinha, plantado em área maior e com mais tecnologia, fez a safra nacional subir. O IBGE já admite uma colheita igual ou até um pouco maior do que a de 2011.
Este ano, pela primeira vez na história, a produção de milho safrinha poderá ser maior do que a safra de verão. Este aumento é um dos dados mais significativos da previsão do IBGE. Só o Mato Grosso deve produzir na segunda safra 12,3 milhões de toneladas de milho, que representa um crescimento de 70% em relação à safrinha de 2011.
Os produtores de Sapezal, no oeste de Mato Grosso, saíram na frente na colheita do milho safrinha. A cidade tem 122 mil hectares de área plantada e a estimativa é que sejam colhidas 85 sacas por hectare. Em grãos, o número representa uma colheita aproximada de 622 mil toneladas.
O agricultor Nilson Rotta plantou pelo segundo ano consecutivo 3,3 mil hectares e está satisfeito com os primeiros resultados da lavoura. Nos primeiros talhões, o rendimento foi de 76 sacas por hectare, 15% a mais que no ano passado.
Em outras áreas do estado, como no município de Sinop, a lavoura está um pouco mais atrasada, mas também se espera uma boa produtividade. O produtor Leonildo calcula um rendimento perto de seis mil quilos por hectare. Ele vendeu antecipadamente 50% da colheita.
Escoar o milho rapidamente para o exterior seria um caminho para segurar os preços. Mato Grosso teria que exportar oito milhões de toneladas de milho este ano. Para o economista do IMEA (Instituto Matogrossense de Economia), Daniel Latorraca, isso é difícil: “O ano passado, exportamos seis milhões de toneladas. A expectativa para esse ano é manter esse número. Assim, o nosso estoque final deve aumentar, chegando a três milhões de toneladas, o que evidencia problemas no mercado para os próximos meses”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário