MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de junho de 2012

Capital do calçado masculino aposta em sapatos femininos na Francal


Feira de calçados começa nesta terça-feira (26) em São Paulo.
Sapatos femininos representam 70% das vendas em todo o país.

Rodolfo Tiengo Do G1 Ribeirão e Franca
Aryana Sousa, de 23 anos, com um dos sapatos da nova coleção que a empresa onde trabalha acaba de lançar. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Aryana Sousa com um sapato que a empresa onde trabalha lançou para a Francal (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)
Quando entra em uma loja, Aryana de Sousa Vieira, de 23 anos, chega a gastar R$ 800 com até seis pares de sapato – e levaria mais se pudesse. "É uma tentação", diz a funcionária de compras de uma fábrica de Franca (SP), exemplo de um comportamento de consumo que desvia parte da produção da "capital do calçado masculino" para os modelos femininos. O segmento é a aposta do setor para a 43ª Francal, uma das principais feiras de calçados e acessórios do país, que começa nesta terça (26) e vai até sexta (29), em São Paulo.
Na cidade conhecida pelos sapatos para os homens, os produtos voltados para as mulheres representam 21,8% de tudo que é fabricado nas 1.015 empresas, segundo o Sindicato da Indústria de Calçado de Franca (SindiFranca).
O maior espaço para os calçados femininos é uma reação das fabricantes ao mercado: os calçados femininos representaram 70% das vendas do setor em todo o país no segundo trimestre deste ano, de acordo com levantamento do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).
Sapato com couro trabalhado a laser avaliada em R$ 420, uma das apostas de Franca (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Sapato com couro trabalhado a laser de R$ 420,
uma das apostas de Franca (Foto: Rodolfo
Tiengo/ G1)
As mulheres compram sete pares de sapato por ano e chegam a gastar até R$ 600 em uma sandália, por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pela Focal, empresa especializada em consultoria de mercado. A quantidade é quase o dobro da média anual de consumo por habitante – 3,8 pares, segundo o IEMI.
Lançamentos
Pensando no potencial desse público, Franca vai dar um toque feminino à sua produção através de plataformas trabalhadas a laser, rasteiras com cetim estampado e até tênis com salto interno para apresentar na Francal deste ano. "Não é fácil. Como aqui não temos esse feeling, precisamos buscar fora", afirma Donizete José Silva, designer da Abruzzo, que surgiu há 25 anos como reflexo dessa tendência de consumo.
Empresa vai levar plataforma em couro avaliada em R$ 350 para a Francal (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Empresa vai levar plataforma em couro de R$ 350
para a Francal (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)
Com a expectativa de faturar cerca de R$ 2 milhões em negócios durante a feira, a empresa preparou 12 linhas de sapatos exclusivamente femininos, cada uma com sete modelos focados no conforto e no dia a dia. "Procuramos utilizar couros mais nobres e exóticos, além do material trabalhado à mão", diz.
De todos os modelos confeccionados, um dos mais caros é uma plataforma de R$ 400, com acabamento em couro de cobra que encantou Aryana.
Mas antes de arrematar mais um par para sua coleção de 80 sapatos, ela vai aguardar para ver se o produto fica mais barato. "Costumo esperar chegar às lojas da fábrica, aí compro uns seis pares de uma vez", diz. Enquanto não pode ter o calçado, ela acompanha o processo de produção com atenção. "Costumo dar bastante pitaco".
SERVIÇO44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal
Pavilhão de Exposições do Anhembi -Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo
De 26 a 29 de junho, das 10h às 20h (dia 29, das 10h às 17h)
Mais informações pelo tel.: (11) 2226-3100 ou no site da feira (www.feirafrancal.com.br)
Entrada gratuita e restrita aos profissionais do setor
Proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhados
Fábrica pretende faturar R$ 2 milhões com lançamentos na Francal (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)Fábrica pretende faturar R$ 2 milhões com lançamentos na Francal (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)

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