Longa de Helvécio Ratton integra 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Documentário mostra relação e problemas dos produtores de queijo artesanal.
Helvécio Ratton se surprendeu com o impacto de "O Mineiro e o Queijo". (Foto: Pedro Triginelli/G1)Com o depoimento de produtores do queijo artesanal, o diretor mostra que existem leis que proíbem a comercialização do produto fora de Minas Gerais. A história foi filmada nas regiões do Serro, Canastra e Alto Paranaíba.
Márcia Foncesa acredita que o documentárioresgata a cultura mineira. (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Para Helvécio Ratton, se o documentário tivesse sido feito por uma pessoa de outro estado, talvez não desse tão certo e não tivesse a mesma repercussão. “O diferencial foi a forma que as pessoas das cidades me receberam. Era um mineiro conversando com o outro. Outros talvez não teriam a mesma recepção”, falou.
O filme já teve a sua estreia nacional e, segundo Ratton, o documentário vai ser exibido na mostra para dar oportunidade à população da cidade que não conta com uma sala cinema. “A história do queijo começou por aqui [Região de Tiradentes]”, explicou.
Manuela Siria, de 13 anos, e Adilson Nogueira, de 52 anos, estão na mostra e querem assistir ao filme. Mesmo com a diferença de idade, os dois têm uma opinião em comum: a importância do longa para mostrar a cultura do mineiro para outros estados.
Ainda de acordo com o diretor, foi importante mostrar o mineiro da forma real e não a caricatura que é exibida em muitos lugares. O documentário faz parte da programação desta sexta-feira (27) da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada até este sábado (28).
Mostra de Cinema de Tiradentes é realizada até este sábado (28). (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário