MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chuva em Friburgo causa quedas de muros e barreiras, diz Defesa Civil

 

Até a noite deste domingo foram registradas 10 ocorrências sem gravidade.
Cidade da Região Serrana do Rio está em estado de alerta máximo.

Do G1 RJ
A chuva que cai em Nova Friburgo desde sábado (31) causou quedas de muros de casas e deslizamentos de barreiras nas estradas do município da Região Serrana do Rio de Janeiro. De acordo com a Defesa Civil de Friburgo, até a noite deste domingo (1º) já foram registradas pelo menos 10 ocorrências em vários pontos da cidade, mas todos sem gravidade e sem vítimas.
Mais cedo, a Secretaria de Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro decretou alerta máximo em Nova Friburgo. O secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, foi para a cidade serrana acompanhar o trabalho da Defesa Civil do município no atendimento de ocorrências. As informações são da assessoria da própria secretaria estadual.
De acordo com informações da Defesa Civil de Friburgo, por volta das 17h deste domingo (1º) faltava cerca de um metro para o Rio Bengalas, que corta o município, transbordar, devido ao grande volume de chuva na região. Mas até as 22h30 não havia sido registrado transbordamento.
Além disso, segundo a Defesa Civil do município, o sistema de sirenes de alertas de chuvas foi acionado para que moradores de áreas de risco nas localidades de Conselheiro Paulino, Córrego Dantas e Campo do Coelho deixem suas casas. O Centro Estadual de Administração de Desastres, órgão ligado a Defesa Civil estadual, começou a retirada de moradores das proximidades de encostas e pontos de alagamento por volta das 15h30.
Há quase um ano, uma enxurrada em 11 de janeiro de 2011 causou uma tragédia que deixou mais de 900 mortos na Região Serrana do Rio.
Aviso meteorológico especial
Segundo o aviso meteorológico especial divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, persistem as condições favoráveis a chuva moderada a forte, trovoadas isoladas e acumulados significativos de chuva em todo o estado do Rio.

Os maiores valores de chuva estão previstos, ainda de acordo com o boletim meteorológico, para as áreas de divisa com o estado de Minas Gerais, Região Serrana, Noroeste Fluminense e Médio Paraíba. Além disso, há possibilidade de rajadas de ventos de até 80 km/h na faixa litorânea do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário