MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Número de franquias na Paraíba aumenta 211% em período de um ano


Estado ocupa o 6º lugar no ranking do NE nesse tipo de empreendimento.
São 463 unidades de franquias em vários segmentos em todo a Paraíba.

Do G1 PB
Uma das formas de negócio que mais cresce na Paraíba são as franquias. De acordo com o último levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising o estado ocupa o 6º lugar no ranking do Nordeste nesse tipo de empreendimento. São 463 unidades de franquias em vários segmentos em todo o estado.
O número de empresas franqueadoras também cresce em um ritmo acelerado, conforme a associação. No período entre 2009 e 2010, por exemplo, o número de empreendimentos franqueadores saltou de 61 para 190, um aumento de 211%. Durante o mesmo período, a quantidade de marcas franqueadoras cresceu 83%, subindo de 6 em 2009 para 11 no ano seguinte.
Franquia é uma modalidade de negócio comercial, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. Envolve a concessão e transferência de: marca, tecnologia, consultoria operacional e produtos ou serviços. Já o franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia. No sistema de franchising o franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
“Hoje nós temos um cenário bastante favorável. As franquias são fenômenos recentes que despontaram na economia dos anos 1990 para cá e ganharam importância nos últimos cinco anos. Hoje, no Estado os setores de alimentação, vestuário, calçados e acessórios impulsionam o surgimento de novos negócios e há bastante potencial para isso”, considerou o consultor do Sebrae, Roberto Braga.
No Nordeste, os dados da Associação Brasileira de Franchising mostram ainda que, nos últimos dois anos, o modelo de negócios de franquias teve um crescimento significativo. Os Estados da Paraíba, Ceará e Alagoas foram os que mais impulsionaram essa tendência. Enquanto o segmento de franquias cresceu numericamente 12,9% entre 2009 e 2010 no país como um todo, no Nordeste o desempenho foi substancialmente maior: 32,7%. Na região, o número de franquias cresceu 2,5 vezes mais que a média nacional. Em média, para abertura de uma franquia é necessário um investimento que varia entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, dependendo do serviço e do tipo de empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário