MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Estiagem aumenta qualidade da uva produzida em Sarandi, RS


Falta de chuva deixou o grão 20% menor, mas fruta está mais doce.
Produção de uva representa 10% da economia de Sarandi.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

 A seca que provoca perdas em lavouras de milho, feijão e soja no Rio Grande do Sul trouxe qualidade para a uva colhida em Sarandi, a 324km de Porto Alegre. A safra está menor, mas é considerada uma das melhores já produzidas na região. Com a falta de chuva, o grão reteve mais líquido e açúcar. O estado tem 331 municípios atingidos pela estiagem, de acordo com a Defesa Civil.

Na propriedade do agricultor Roberto Corso, oito hectares estão cobertos por parreirais. A produção de uvas Niágara, Isabel e Bordeaux é toda vendida para vinícolas da região de Sarandi. A falta de chuva no período de formação dos grãos diminuiu a produtividade da plantação.
Com a influência da estiagem, o grão não se desenvolveu como deveria e está 20% menor. Mas o que foi perdido  com o peso se ganha com a qualidade da uva. "Com essa seca, tivemos um aumento no grau de doçura da uva. Por um lado a gente perdeu, mas em outro tivemos esse ganho de qualidade e em outro tivemos um ganho", diz Roberto Corso.
A plantação da uva é responsável por 10% da economia de Sarandi. Mais de 300 hectares são destinados para a produção de uvas usadas em vinhos, sucos e geleias. "Hoje nós estamos com uma queda de produtividade em vários parreirais por causa da estiagem. Temos algum problema na qualidade da uva in natura, mas falando na área das viníferas, com certeza a graduação é melhor. Isso origina um vinho de maior qualidade", avalia o técnico agrícola Márcio Luiz Cassel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário