MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Comerciante se dedica ao cultivo de bonsais há 15 anos em Fortaleza


Cultivador mostra os cuidados necessários para manter um bonsai em casa.
A árvore em miniatura, invenção chinesa, é cultivada em bandeja.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
O comerciante Rogério Lima, de Fortaleza, se transforma em cultivador de bonsais nas horas vagas. A coleção de plantas em miniatura, atualmente mantida no Bairro Cidade dos Funcionários, começou há 15 anos.
Lima prefere montar bonsais com as espécies regionais como fícus, caliandra, tamarindo, flamboyant e laranjinha. ''Quem quiser fazer um bonsai deve procurar utilizar espécies da região que ficam mais bonitas e têm mais durabilidade'', diz.
Lima tem outras dicas para os cultivadores. ''O principal cuidado é gostar e um outro é não deixar falta água e substrato, terra, adubo, húmus de minhoca, de que algumas espécies não necessitam, mas principalmente gostar'', afirma. A planta em miniatura é uma invenção chinesa e uma das lendas sobre  diz que os monges do país amavam tanto as árvores das montanhas que acabaram cultivando as mesmas espécies em tamanhos pequenos dentro de casa.
Além de carinho, água e cuidados com a adubação, os exemplares precisam ser transferidos de local pelo menos uma vez por ano. Quem cultiva essas plantas tem de trocás-la de uma bandeja para outra e, nesse momento, aparar as raízes e trocar o substrato.
Como fazer a transposição:
- Primeiro retire o bonsai da antiga bandeja;
- Apare as raízes em excesso, coloque um pedacinho de telha no fundo do jarro e, depois, com as mãos, substitua o substrato;
- Molhe o bonsai já na nova bandeja e faça uma pequena poda na copa;
- É possível usar pequenas pedras para decorar a bandeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário