MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Brasileiros 'invadem' restaurantes de chefs britânicos famosos


No restaurante Fifteen, de Jamie Oliver, os brasileiros já são a segunda nacionalidade mais comum entre os frequentadores estrangeiros.

Da BBC

Turistas brasileiros vêm ocupando cada vez mais mesas em restaurantes de chefs britânicos famosos, como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, segundo funcionários e especialistas do setor de viagens.
No Fifteen, restaurante fundado por Jamie Oliver para treinar jovens chefs em Londres, os brasileiros já são a segunda nacionalidade mais comum entre os frequentadores estrangeiros, atrás apenas dos alemães.
Fernando Matumato trabalha em restaurante de Jamie Oliver e vê conterrâneos todos os dias (Foto: BBC)Fernando Matumato trabalha em restaurante de
Jamie Oliver e vê conterrâneos todos os dias
(Foto: BBC)
O brasiliense Fernando Matumato, responsável pela harmonização entre pratos e vinhos no Fifteen e funcionário mais antigo da casa, diz que encontra conterrâneos todos os dias.
'Brinco com os outros funcionários que o avião vem do Brasil e já aterrissa aqui na porta do restaurante', disse ele à BBC Brasil.
'Tem muita gente que pergunta onde está o Jamie Oliver. Quando comecei, ele ainda ficava por aqui, na cozinha, hoje ele está ocupado demais. Está sempre gravando programas de TV, escrevendo livros, abrindo outros restaurantes.'
'Preços razoáveis'
A jornalista Flávia Massara veio para a Grã-Bretanha em maio deste ano com o marido e visitou não só o Fifteen, como o Jamie's Italian, nova cadeia de Jamie Oliver, que ficou famoso no Brasil por causa dos programas de televisão e livros de receita.
'Decidi ir porque é uma chance de conhecer restaurantes de chefs renomados e provar a comida por menos da metade do preço que pagamos aqui, no Rio de Janeiro', disse Massara à BBC Brasil.
'No Fifteen, comemos uma entrada com frios, legumes e queijos, pedimos dois pratos principais, tomamos vinho, café e licor e ainda compramos lembrancinhas do restaurante pelo equivalente a R$ 185.'
O consultor de viagens da Master Turismo, Luiz Augusto Guadalupe, diz que cada vez mais clientes pedem reservas em restaurantes de chefs britânicos conhecidos.
'É uma atracão a mais para quem vai a Londres ir a esses restaurantes. Principalmente para a clientela classe A, para quem a gastronomia é uma parte importante da viagem', explica ele.
Restaurantes de Jamie Oliver e Gordon Ramsay são sucesso entre brasileiros (Foto: BBC')Restaurantes de Jamie Oliver e Gordon Ramsay são
sucesso entre brasileiros (Foto: BBC')
'Esses chefs famosos, como Jamie Oliver, estão até ajudando a mudar a imagem de que a Grã-Bretanha não tem uma gastronomia tão boa como a de alguns países vizinhos, como França e Itália', diz Guadalupe, que trabalha com turismo há 25 anos.
Três estrelas
A publicitária e estudante de gastronomia Laura Goldmeier, que passou uma semana em Londres a caminho da Índia, em fevereiro, resolveu ir a um restaurante com as três cobiçadas estrelas do Guia Michelin e acabou escolhendo o do chef Gordon Ramsay, na Hospital Road.
'A impressão que tenho dele (Ramsay) é de um profissional extremamente exigente e bem sucedido, com temperamento forte e marcante, e que hoje é mais uma celebridade ou homem de negócios do que um chef propriamente dito', disse ela.
'Mas fazendo uma pesquisa, achei o site do restaurante bastante explicativo, com menu completo, o que me convenceu a fazer a reserva.'
'O restaurante conseguiu me surpreender positivamente do início ao fim. O nível do serviço, onde cada prato é checado pessoalmente pelo maître antes de sair da cozinha, é impecável. Não só pela eficiência mas também pela simpatia, tato e conhecimento que os profissionais demonstram ter. Acredita que até português o garçom dos queijos falava?'
Goldmeier descreve a experiência com detalhes, e fotos de cada prato, no blog comercomer.co e diz que, apesar de ser difícil decidir, a entrada com camadas de massa de castanha recheadas com lagosta, frango e espinafre está no topo da lista dos melhores pratos que já comeu.
Comemoração
A psicóloga Ana Carolina de Oliveira Costa, que vive em São Paulo, também decidiu comemorar os dois anos de casamento em um restaurante de Ramsay: o Maze.
'Conhecia o Gordon Ramsay da TV e dos livros, mas foi minha irmã, que morava em Londres, que me recomendou o restaurante', disse ela.
'Nunca fui num lugar assim. Pedimos um menu degustação com seis pratos e foi tudo perfeito, muito caprichado.'
Mas nem todas as experiências atendem as altas expectativas dos clientes brasileiros.
Flávia Massara disse ter ficado um pouco desapontada com a simplicidade do menu e com a execução de um dos pratos no Jamie's Italian.
A mineira elogiou, no entanto, o ambiente do restaurante que já tem 24 filiais na Grã-Bretanha e duas no exterior: em Sydney e Dubai.
'Fora os restaurantes do Jamie Oliver, tive uma surpresa muito boa nos pubs britânicos. Comi ótimos pratos, muito bem apresentados', disse Massara.
Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur e presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio São Paulo, acredita que os chefs celebridades acabam contribuindo para que os brasileiros vejam que a Grã-Bretanha tem uma cozinha internacional de vanguarda.
'Londres está sempre à frente em termos de gastronomia internacional, com sabores de vários lugares do mundo, e também inova em termos de design de restaurantes e do uso de novas tecnologias ligadas à gastronomia.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário