MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de janeiro de 2012

Arcebispo preside celebração para Bom Jesus dos Navegantes na BA

 

Cerimônia começou às 8h deste domingo, na Igreja da Conceição da Praia.
Ponto alto da festa em Salvador é a procissão marítima que leva imagem.

Do G1 BA
Dom Murilo Krieger (Foto: Jairo Gonçalves/G1)Dom Murilo Krieger preside celebração na Basílica
(Foto: Jairo Gonçalves/G1)
A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi tomada por fiéis logo nas primeiras horas de 2012. O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, preside desde as 8h deste domingo (1º) a celebração eucarística que inicia o dia de festejos a Bom Jesus dos Navegantes.
O templo fica no bairro do Comércio, na Cidade Baixa, em Salvador, de onde vai partir a procissão marítima levando a imagem de Bom Jesus de volta para a Igreja da Boa Viagem. O transporte é acompanhado por milhares de fiéis e por outras centenas de embarcações menores seguindo a Galeota "Gratidão do Povo'.
O trânsito no bairro do Comércio se mantém tranquilo, por volta das 9h, mas os motoristas  já encontram restrições no fluxo de veículos na manhã deste domingo. O primeiro dia de 2012 amanheceu com tempo firme e sol forte na capital baiana, o que deve atrair ainda mais a participação de baianos e turistas.
Festa de Bom Jesus dos Navegantes é realizada no domingo em Salvador (Foto: Jairo Gonçalves/G1)Fiéis acompanham celebração com Dom Murilo Krieger, que começou às 8h (Foto: Jairo Gonçalves/G1)
Ritual
A galeota Gratidão do Povo desceu ao mar na manhã de sábado (31), último dia do ano, em um ritual de muita fé por parte dos devotos de Bom Jesus dos Navegantes. Mais de 20 homens ajudaram a colocar a embarcação nas águas da Baía de Todos os Santos, na praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador.
Às 16h do sábado, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou missa na Igreja da Boa Viagem e às 17h30 a imagem de Bom Jesus seguiu de lá para o porto de Salvador. Depois, uma procissão terrestre levou a imagem até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Tirar a galeota Gratidão do Povo do galpão onde esteve guardada durante todo o ano, na Igreja da Boa Viagem, é o primeiro passo para a tradicional festa realizada no primeiro dia do ano. A imagem de Bom Jesus dos Navegantes, o grande homenageado, é levada na embarcação até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. No domingo, a imagem retorna à Boa Viagem em uma procissão marítima que atrai milhares de baianos fiéis e turistas que se encantam com a devoção a Bom Jesus dos Navegantes.
Bom Jesus dos Navegantes (Foto: Jairo Gonçalves/G1)Imagem levada pela Galeota Gratidão do Povo
(Foto: Jairo Gonçalves/G1)
Vistoria
Esta semana, a galeota Gratidão do Povo foi vistoriada e liberada para a cerimônia. Técnicos da Capitania dos Portos avaliaram a estrutura da embarcação na manhã de terça-feira (27) e não encontraram problemas que impedissem a navegação.
“Ela está bem conservada. É uma embarcação que vai para a água apenas uma vez no ano. A vedação das madeiras fica prejudicada por causa disso, mas esse ano está bem melhor. Não vejo grandes problemas para fazer a navegação”, disse no dia o capitão de fragatas Gilberto Soares, que participou da vistoria.
História
Apesar de não haver uma data precisa sobre a origem da festa, acredita-se que ela tenha iniciado ainda no século XVIII, momento em que o tráfico negreiro e o comércio marítimo eram bastante intensos. O culto ao Bom Jesus dos Navegantes surge quando os marinheiros começaram a pedir proteção ao Bom Jesus contra as mazelas que os afligiam durante as longas viagens.
Nessa época, nasce uma das mais significativas festas religiosas da Bahia, que leva milhares de fiéis à igreja da Conceição da Praia no primeiro dia do ano. Os preparativos para esta celebração são iniciados no dia 27 de dezembro e finalizados no primeiro domingo após o primeiro dia do ano.
Durante a procissão, os Dramas Litúrgicos são lembrados através de Jesus e Maria, representados por três imagens diferentes, o Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Galeota Gratidão do Povo (Foto: Imagem/TV Bahia)Galeota é vistoriada todos os anos antes da festa
(Foto: Imagem/TV Bahia)
“É uma festa do período colonial brasileiro. Inclusive, quando Thomé de Souza veio para cá [Salvador] ele trouxe duas imagens, uma de Nossa Senhora da Conceição e outra de Nossa Senhora D’Ajuda, por isso a imagem de Nossa Senhora participa da procissão de Bom Jesus do Navegantes. Os marinheiros estavam sempre voltados para a devoção aos santos, no sentido de pedir proteção para enfrentar os mares” relata a antropológa Edilece Couto.
A celebração é tradicionalmente realizada em duas igrejas diferentes, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Igreja da Boa Viagem. A Galeota Gratidão do Povo também tem um papel importante nesta celebração, pois realiza o transporte marítimo da imagem do Bom Jesus até a igreja da Boa Viagem desde o dia 27 de dezembro de 1891.
A galeota foi construída no ano de 1891, quando houve uma separação entre a Igreja e o Estado, logo após a Proclamação República. Devido à Proclamação, a Marinha, que até então realizava o transporte da imagem, achou que não deveria mais participar da procissão. Nesse momento, a igreja encomendou a construção da galeota Gratidão do Povo, relata a antropológa.
Segundo Edilece Couto, a festa em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes é muito importante para a Igreja Católica tendo em vista que ela é essencialmente voltada para o catolicismo. “A procissão de Bom Jesus dos Navegantes é a única festa na Bahia que não tem associação com outras religiões”.
Ela ainda destaca que as festas na região da Cidade Baixa, em Salvador, tem uma forte ligação com os ciclos do mar e afirma que a celebração é a única que se mantém até os dias atuais fazendo referência a um protetor das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário