MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de dezembro de 2011

Frísia, na Holanda, é a terra natal da vaca da raça holandesa

 

Segunda reportagem da série sobre o centenário holandês mostra.
Conheça ainda o imigrante Jacob Zilstra e a vida que leva no Brasil.

Do Globo Rural
O dia de Jacob Zilstra começa às seis da manhã. Na rotina do holandês que, espontaneamente, aprendeu a falar português, ele dá bom dia duas vezes, de maneiras bem distintas. A primeira é logo depois de deixar a casa para ir ao estábulo do sítio onde mora, na periferia de Carambeí, Paraná.
Jacob tem 60 cabeças de vaca, que produzem 1.400 litros de leite por dia. Em muitas regiões do Brasil, esse volume seria grande, mas com tantos super produtores na região, ele mesmo se considera pequeno.
Por volta das sete horas, ele chega à fazenda que tem o mesmo nome da famosa região de gado leiteiro do norte da Holanda: Frísia. Na cozinha da sede, ele dá, em holandês, o segundo bom dia, já na condição de empregado.
Todos os dias o patrão Bauke e Jacob fazem a primeira refeição juntos, costume que vem desde quando Jacob veio fazer intercâmbio na casa dos pais de Bauke. Por isso, eles se consideram meio irmãos.
Jacob cuida da leiteria de Bauke. São 450 vacas, sendo 200 em lactação. A produção média é de seis mil litros de leite por dia, média de 30 litros por vaca. O nível é altíssimo, graças à linhagem que Bauke cria: a vaca holandesa moderna, resultado de muito aprimoramento na própria Holanda e também nos Estados Unidos e Canadá, nas últimas décadas.
frísia, holanda (Foto: Reprodução)
Mas, como era o gado que os pioneiros trouxeram para o Brasil, no começo do século passado? Na Holanda está a resposta. Na região da Frísia, cuja capital é Leeuwarden, Siebe Reistman cria a frísia original, vermelha e branca. Siebe tem 66 cabeças e conta que cria por paixão, assim como fez o pai, o avô, o bisavô e o trisavô.
Comparando com a vaca holandesa moderna, as características da frísia original, explica Siebe, são bom rendimento de carne e leite, mas não tanto quanto a moderna. O leite tem mais gordura e, de um modo geral, o animal é mais dócil e mais resistente às doenças.
Jacob Reistman e Klauske são os pais de Siebe e tios do Jacob que agora vive no Brasil. A família tem muito carinho por ele. No aparador da sala de jantar, em destaque, como que mostrando o lugar que ocupa no coração deles, está uma foto do casamento de Jacob.
Em Carambeí, toda semana, parentes e amigos se reúnem. Aliás, o hábito da reunião é um costume até hoje fortemente cultivado também na Frísia.
Pausa na celebração de um aniversário e a troca de mensagens entre Carambeí e Frísia emociona as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário