MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Banda Mole é atração tradicional do pré-carnaval em Belo Horizonte

 

Bloco acostuma desfilar no fim de semana que antecede a folia.
Para 2012, banda ainda não definiu tema, segundo diretoria.

Do G1 MG*
Tiririca é o homenageado da Banda Mole em 2011. O enredo é “Tiririca no ‘congreuço’, novos tempos de ‘prougreuço’!”.  (Foto: Humberto Trajano / G1)Tiririca foi homenageado na Banda Mole em 2011.
(Foto: Humberto Trajano / G1)
A Banda Mole é uma das atrações tradicionais do pré-carnaval de Belo Horizonte e reúne milhares de foliões no Centro da capital mineira. Mantendo a tradição dos antigos carnavais de rua, o grupo escolhe um tema anualmente. De acordo com o diretor de marketing do grupo, Agnaldo Vieira Maciel, o objetivo do bloco, fundado em 1974, pode ser explicado por seu lema: “pernas para o ar que ninguém é de ferro”. Ele reforça que o desejo dos fundadores de levar alegria às ruas de BH foi o que deu origem à Banda Mole. “Um punhado de caras alegres que queriam fazer uma farra”, conta Maciel.
Os homens vestidos de mulher e a irreverência estão entre as principais marcas do bloco. Mesmo sem tratar de assuntos ácidos, os participantes não deixam de fazer críticas políticas e sociais. Em 2011, o deputado federal Tiririca foi homenageado. O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, eleito o machão do ano na década de 1990, também já foi tema da banda.
Há 36 anos, a Banda Mole faz parte da programação do carnaval em Belo Horizonte. A festa é realizada sempre uma semana antes da folia. Uma das marcas da Banda Mole são os homens fantasiados de mulher. (Foto: Humberto Trajano / G1)Homens vestidos de mulher são tradição na Banda
Mole  (Foto: Humberto Trajano / G1)
Atualmente, o desfile é realizado na Avenida Afonso Pena. A Banda Mole também ganhou um dia para ser homenageada e incentivada. No sábado anterior ao carnaval é comemorado o Dia Municipal da Banda Mole. Com isso a festa recebe benefícios da Empresa Municipal de Turismo (Belotur).
Em mais de 30 anos de existência, a Banda Mole já passou por diversas situações, muitas delas, bem engraçadas. Agnaldo Maciel conta que uma vez o trio elétrico que acompanhava o bloco não foi capaz de subir a Rua da Bahia e os foliões tiveram que ajudar a empurrar o veículo. Outra diversão são as figuras que se destacam na festa.
De acordo com Maciel, ainda não há tema para a 37ª edição da Banda Mole, mas as características que tornaram o bloco conhecido vão animar os foliões em 2012. A banda conta com clarinetas, instrumentos de percussão, pistão e trombone. Mas, mesmo com o incentivo, o diretor de marketing do grupo acredita que o carnaval de BH não atrai muitas pessoas e “a cidade fica deserta”. “Quem vem para Belo Horizonte no carnaval é porque tem família na cidade”, explica.
*Colaborou com a matéria Sara Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário