MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Planta tóxica preocupa pecuaristas do Rio Grande do Sul

 

Gado come os brotos e as folhas e passa mal.
Alguns animais chegaram a morrer.

Do Globo Rural
A paisagem dos campos gaúchos se modifica quando elas começam a crescer. A flor amarela, que atinge mais de um metro de altura, é tóxica e causa prejuízos para os criadores de gado.
O nome científico é senécio brasiliensis. Nas diferentes regiões do país, a planta é chamada de maria mole, berneira, vassoura-mole e craveiro do campo. Ela floresce na primavera, especialmente nos meses de outubro e novembro.
O problema da planta é que a ingestão pode levar o animal à morte. Quando existe a pouca oferta de pastagem, a ela se desenvolve ainda mais, por isso, o trabalho de roçada e a aplicação de herbicidas estão entre as alternativas mais comuns no controle do crescimento.
O engenheiro agrônomo Alex Gomes dá algumas dicas para ajudar a controlar a presença das plantas invasoras. “A principal dica seria a adequação da lotação da pastagem natural e evitar o excesso de pastejo porque os animais estarão com fome e tendem a consumir as plantas tóxicas”.
O veterinário Enrico Ortolani, consultor do Globo Rural, também recomenda que o produtor evite o excesso de animais por área e que o gado receba uma suplementação alimentar para evitar que a ingestão da maria mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário