MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de novembro de 2011

Nutricionista fala sobre características e cuidados com o colesterol

 

Karin Honorato diz que 20% a 30% são obtidos por meio da alimentação.
Apesar de importante, fora dos níveis ideais, colesterol traz complicações.

Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (12) sobre o colesterol, uma lipoproteína que é produzida pelo fígado e também entra no organismo por meio da alimentação. Karin afirma que o colesterol é importante para o organismo, pois ajuda na formação das membranas celulares, na produção de hormônios e na síntese de vitamina D. Segundo ela, quando o colesterol não está em níveis ideais, podem ocorrer várias complicações no nosso sistema cardiovascular, aumentando a pressão, a obesidade, trazendo infarto e até derrame.
“Por isso, a alimentação é importante para que a gente possa manter os níveis de colesterol em quantidades adequadas. Até porque o colesterol, quando está alto, não traz sintoma nenhum para o nosso organismo”, explica.
De acordo com a nutricionista, somente os alimentos de origem animal possuem colesterol. Ela afirma que cerca de 20% a 30% do colesterol em nosso organismo são obtidos por meio da alimentação. O restante é sintetizado pelo fígado.
Karin recomenda que alimentos que aumentam a produção do colesterol pelo fígado devem ser evitados, como excesso de carne vermelha e laticínios. “Porque são ricos em gorduras saturadas”. Açúcar, farinhas brancas, bolo biscoito, pães brancos e álcool também devem ser evitados, segundo a nutricionista.
Frutas, verduras e legumes, principalmente crus, devido à boa quantidade de fibras, ajudam a eliminar o excesso de colesterol e reduzem a absorção, mantendo níveis ideais. Os legumes devem ser consumidos com pouco cozimento, para que as vitaminas e antioxidantes não sejam eliminados.
“Os antioxidantes presentes nas frutas e verduras e legumes em geral são importantes também nessa hora, porque nós temos o colesterol considerado ruim (LDL). O LDL leva o colesterol do fígado para nossas células. O HDL, que é considerado colesterol bom, leva o colesterol das células para o nosso fígado. Para que o fígado possa reaproveitar ou eliminar. Então você precisa das fibras, e as fibras nesse caso fazem você absorver menos e eliminar mais o que está em excesso”, explica.
Alimentos
- A uva ajuda a aumentar o colesterol bom e a diminuir o ruim.
- As leguminosas – ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha e soja – ajudam a diminuir a absorção e aumentam a eliminação do excesso de colesterol.
- Farelo de aveia e amaranto são grãos que ajudam a reduzir o nível de colesterol em excesso. “Duas colheres de sopa ao dia já trazem resultados satisfatórios”.
- A nutricionista recomenda que a pessoa dê preferência aos alimentos integrais como arroz e pães e evite industrializados.
- O consumo do alho e da cebola também é indicado pela nutricionista.
- O chocolate meio amargo pode ser consumido moderadamente.
- O ovo pode ser consumido diariamente, pois “vários estudos já comprovaram, ele não interfere em aumentar o LDL, que é o colesterol ruim”, afirma.
- Manteiga e margarina não favorecem a saúde principalmente se você quer melhorar o colesterol. Ela recomenda a troca pelo azeite ou alguma pasta feita de soja ou outro tipo de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário