MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Garrafas pet viram armadilhas para capturar mosquito da dengue em MG

 

Projeto foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Mais de 3 mil dispositivos foram distribuídos em 4 cidades do Triângulo.

Do G1 Triângulo Mineiro
Armadilha captura larvas do mosquito da dengue (Foto: Reprodução/TV Integração)Armadilha captura larvas do mosquito da dengue
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) tem instalando armadilhas contra o mosquito da dengue feitas de garrafas pet em algumas cidades de Minas Gerais. O dispositivo foi criado por um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em Ituiutaba, no Pontal do Triângulo, a secretária Rosângela Pereira trabalha em um prédio no Centro da cidade. Vítima da dengue, ela diz que o local está infestado pelo mosquito. Os agentes do Centro de Zoonoses visitaram o estabelecimento e a secretária conheceu a nova arma contra o mosquito.
O projeto é desenvolvido em outras três cidades do Triângulo: Uberaba, Uberlândia e Paracatu. Na armadilha instalada no próprio Centro de Zoonoses de Ituiutaba, várias larvas ficaram presas no dispositivo.
Até agora já foram distribuídas mais de três mil armadilhas nas quatro cidades que o projeto abrange. Além de empresas, residências e órgãos públicos, alguns locais estratégicos como borracharias também estão recebendo os dispositivos.
O sistema, além de ecologicamente correto, vai ajudar a saúde pública a direcionar as ações de combate ao mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário