MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Belo Horizonte se prepara para enfrentar o período de chuva

 

Radar meteorológico é capaz de detectar tempestade 6 horas antes.
Nível da água será medido por uma torre com 15 metros de altura.

Do G1 MG
A cidade de Belo Horizonte se prepara para enfrentar o período de chuva com novidades tecnológicas. Aparelhos para medir o nível de água de rios e córregos já estão em funcionamento. Ainda, neste mês, deve entrar em operação um radar meteorológico.
Uma torre de 15 metros de altura pode ajudar a população a se prevenir contra as surpresas do tempo. A estrutura montada em Mateus Leme, na Região Metropolitana de BH, vai contar com um radar meteorológico capaz de detectar tempestades com até seis horas de antecedência.
Atualmente, na capital, cerca de 3,8 mil casas estão em áreas de encosta onde há risco alto de deslizamentos. Por toda a cidade há áreas com risco de inundação.
Há dois meses, o monitoramento da chuva já é feito por 55 estações. O equipamento mede a intensidade da chuva e o nível da água nos córregos.
Caso as estações indiquem um nível de risco, pessoas treinadas nas comunidades serão avisadas pela Defesa Civil, por telefone ou mensagem de texto. Desta forma, elas poderão alertar outros moradores a tempo.
Quem viu os estragos provocados pelas enchentes nos últimos anos espera que os sistemas comecem a funcionar o quanto antes.
De acordo com o coordenador do Programa de Recuperação Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, uma sirene deveria alertar os moradores em caso de cheia dos córregos, mas a opção foi descartada porque poderia gerar pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário