MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

União Europeia não vai resolver a crise com uma cúpula, diz Merkel

 

Solução para dívidas exigirá trabalho de longo praz, diz chanceler alemã.
Segundo ela, UE buscará discutir acordos comerciais com o Mercosul.

Do G1, com Reuters
Angela Merkel, (Foto: Reuters)Merkel concedeu entrevista em Berlim (Foto: Reuters)
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta terça-feira (18) que os líderes da União Europeia (UE) darão um passo importante na próxima cúpula para resolver a crise da dívida. Merkel ponderou, contudo, que mais passos serão necessários.
"O encontro da UE (União Europeia) é um importante passo, mas mais passos se seguirão, porque isso diz respeito a superar a crise de dívida soberana", afirmou Merkel aem Berlim.
"Essas dívidas soberanas foram construídas ao longo de décadas e, portanto, ninguém pode resolvê-las com um encontro, isso exigirá trabalho difícil, de longo prazo", disse. "Todavia, realmente acho que seremos capazes de tomar decisões relevantes e importantes", acrescentou.
Falando ao lado do presidente do Uruguai, José Mujica, Merkel disse que a UE também buscará discutir mais sobre acordos comerciais com o Mercosul na cúpula do G20 na cidade francesa de Cannes, em novembro.
A UE e o Mercosul --que agrupa Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai-- têm tentado há anos elaborar um acordo de livre comércio que englobe 750 milhões de pessoas e movimente o equivalente a 125 bilhões de dólares por ano.
As conversas foram retomadas em 2010, mas questões não resolvidas esfriaram esperanças de se chegar a um acordo até o meio deste ano.
O Uruguai é um país que tem um grande interesse em aprofundar a cooperação do Mercosul com a Europa, e eu disse que a UE também tem um interesse estratégico, então faremos tudo durante a reunião do G20" para avançar com as negociações, disse Merkel.
Segundo o jornal britânico The Guardian, França e Alemanha chegaram a um novo acordo para resgatar os países endividados da zona do euro. Pela nova proposta, o plano de resgate europeu seria ampliado dos atuais 440 bilhões de euros para 2 trilhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário