MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sete escolas de samba do Acesso do Rio ganham novo barracão

Desocupação é por conta de ação movida pela União, dona do terreno.
Agremiações vão ocupar terreno alugado no Caju, na Zona Portuária.

Do G1 RJ
Sete escolas de samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro mudarão de endereço a partir de sexta-feira (21). A prefeitura informou, na noite desta quinta-feira (20), que as agremiações – que receberam ordem de despejo – deixarão os seus barracões na Zona Portuária para ocupar um terreno de seis mil metros quadrados alugado pela prefeitura, no Caju, em outro ponto da região.
Santa Cruz (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Santa Cruz deixa terreno na Rodrigues Alves e passa a ocupar barracão no Caju (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

De acordo com a prefeitura do Rio, as agremiações terão que desocupar os galpões da Zona Portuária por conta de ação de reintegração de posse movida pela União, proprietária do terreno. Atualmente, as escolas ocupam uma área da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), na Praça Marechal Hermes, no Santo Cristo.

Com o aluguel do terreno, mudam de barracão as seguintes escolas de samba: Santa Tereza, Difícil é o Nome, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Parque Curicica, União de Jacarepaguá e Vicente de Carvalho. De acordo com a prefeitura, o motivo da desocupação são as obras de revitalização da Zona Portuária.
Já a escola de samba Renascer de Jacarepaguá – campeã do Grupo de Acesso A no carnaval deste ano - ficará temporariamente no antigo barracão da Santa Cruz, na Avenida Rodrigues Alves. A mudança definitiva acontecerá no dia 30 de novembro, quando termina a obra dos barracões da Cidade do Samba que pegaram fogo em fevereiro.

“Desde o início estamos acompanhando os processos de desapropriação e buscando um local para as escolas, tudo com recomendação expressa do prefeito Eduardo Paes de dar total apoio às agremiações", afirmou o secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Cidade do Samba 2Em fevereiro, o prefeito Eduardo Paes chegou a anunciar a intenção de construir uma segunda Cidade do Samba para as escolas de samba do Grupo de Acesso A. Na época, o prefeito disse que já estava à procura de terrenos nos bairros de São Cristóvão e Benfica.

Com fios espalhados por todos os cantos e materiais inflamáveis, os atuais galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso oferecem riscos de incêndios. Somente em 2010, o Corpo de Bombeiros registrou pelo menos três casos de barracões que pegaram fogo na Zona Portuária. O mais recente deles foi na Rua Santo Cristo, próximo à Praça Marechal Hermes.

De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, as chamas chegaram a seis metros de altura e a fumaça podia ser vista de longe. Mas, segundo a assessoria, não houve feridos, apenas danos materiais. O local do incêndio é o mesmo onde quatro carros foram queimados no fim da manhã do dia anterior.

Em junho  de 2010, um carro alegórico da escola da Viradouro pegou fogo num barracão na Avenida Professor Pereira Reis, em Santo Cristo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio destruiu completamente a alegoria. Ninguém ficou ferido. Rebaixada para o Grupo de Acesso do carnaval carioca, a Viradouro usou parte do espaço cedido pela escola de samba Inocentes de Belford Roxo para guardar as suas alegorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário