Produto foi para o lixo após paralisação de funcionários de restaurante.
Sindicato diz que direção do RU teria pedido para reaproveitar o frango.
Vídeos feitos pelos funcionários da empresa Monte Sinai, responsável pela gestão do Restaurante Universitário, mostram a comida sendo preparada para ser jogada no lixo. Eles disponibilizaram as imagens na internet em sinal de protesto. O presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Ebnézer Nogueira, afirmou que é vergonhoso esse tipo de acontecimento dentro de uma universidade federal.
"Identificamos uma falha de gestão, não só no Campus Darcy Ribeiro, mas também nos campi Ceilândia e Gama. Isso é um acontecimento grave, foram cerca de 800 kg de frangos jogados fora, e pra piorar a situação, os alunos comeram a parte reaproveitada, o que poderia ter causado sérios danos a saúde. Mesmo com tantos problemas não vimos nenhum posicionamento da reitoria que está omissa diante dessa situação", disse.
De acordo com o coordenador do Sindicato dos Técnicos da UnB (Sintfub), Mauro Mendes, o alimento teria estragado no último dia 11, quando os 140 trabalhadores do restaurante paralisaram as atividades. “O frango descongelou neste dia. O problema aconteceu por falta de gestão no restaurante”, explicou.
Mendes ainda disse que os funcionários teriam sido orientados a tentar reaproveitar parte do alimento perdido para servir aos alunos. “Isso é lamentável. Tentaram aproveitar o frango e ainda obrigaram os trabalhadores a fazer uma coisa dessa”, contou o coordenador.
Para Mendes, a direção do restaurante não deveria ter orientado os funcionários a descongelar a comida com tantos problemas na gestão. Ele afirmou que a direção, ao tomar conhecimento de que não utilizaria o frango em tempo hábil, poderia ter decidido doar o alimento.
A decana de Assuntos Comunitários da UnB, Carolina Santos, informou que apenas 500 quilos de frango foram descartados por "prevenção". “O restaurante trabalha com planejamento, para ter tempo de resfriar o alimento. Com a paralisação, os frangos foram rearmazenados com um número pequeno de funcionários”, explicou.
Carolina ainda afirmou que o armazenamento não foi feito “nas condições necessárias”. Segundo a decana, as nutricionistas do restaurante verificaram que o alimento não tinha condições para ser servido aos consumidores. Ela explicou que não havia possibilidade de doar o alimento que já estaria estragado.
Sobre a falta de pagamento dos funcionários, Carolina Santos afirmou que até esta quinta-feira (20) três pessoas ainda não tinham recebido o salário de setembro. "Nós estamos mudando a forma de terceirização do restaurante até o próximo ano. A licitação para um novo modelo já foi aprovada e a empresa Monte Sinai não se encaixa neste perfil", explicou.
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