MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2011

Garota de 12 anos recebe o 100º transplante de fígado no CE este ano

 

Talita foi operada uma semana após descobrir que tinha cirrose hepática.
Número de transplantes supera o registrado em 2010, diz hospital.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
 A garota Talita Queiroz, 12 anos, que sofria de problemas hepáticos, recebeu o 100º transplante de fígado realizado no Ceará este ano. Ela ganhou um fígado novo uma semana depois de descobrir que tinha cirrose hepática. A cirurgia foi realizada no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em Fortaleza, que já atendeu 606 casos de sucesso desde 2002, segundo a direção do hospital.
Apesar da comemoração com a centésima cirurgia do tipo em 2011, o centro de transplante de fígado do Ceará informou que 223 pacientes aguardam na fila por um transplante em todo o Estado e 21 pessoas morreram este ano por complicações hepáticas. Segundo o chefe do centro de transplantes do hospital universitário, Huygens Garcia, a recusa familiar ainda é um dos grandes desafios e cerca de 40 transplantes deixaram de ser feitos por esse motivo
Segundo a assessoria de imprensa da Universidade Federal do Ceará (UFC), o número de cirurgias realizadas este ano supera o do passado, quando foram registrados 92 operações. O primeiro transplante realizado no HUWC foi em maio de 2002. No total, já foram realizadas 606 cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário