MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Procon-JP orienta pais na hora de comprar brinquedos para crianças

 

Dia das Crianças é no dia 12, mas a busca por brinquedos já começou.
Primeira dica do Procon-JP é observar o selo do Inmetro nos produtos.

Do G1 PB
  •  
Brinquedos  (Foto: Cornélio Felipe/Divulgação Secom-JP)Pais precisam ficar atentos na hora de comprar os
presentes dos filhos
(Foto: Cornélio Felipe/Secom-JP)
O Dia das Crianças é comemorado no próximo dia 12, mas a busca dos pais por presentes já começou em João Pessoa. Para evitar a compra de produtos que causem prejuízos não só ao bolso, mas também à saúde das crianças, o Procon-JP divulgou algumas orientações.
A primeira dica do Procon-JP para uma compra segura é observar o certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com o secretário executivo do órgão, Sandro Targino, o selo indica que o brinquedo passou por testes e por isso atende aos requisitos mínimos de segurança. "Se o produto não tiver o selo, não possui essas garantias e é irregular, já que a certificação de qualquer brinquedo fabricado e comercializado no país é obrigatória”, disse.
Segundo ele, outra orientação é observar se o brinquedo está de acordo com a faixa etária recomendada para a criança. Isso porque objetos desmontáveis, com peças pequenas e extremidades cortantes oferecem riscos de acidentes e até de asfixia. Por isso, pais que tiverem filhos com grande variação de idade devem ter ainda mais cuidados na hora de escolher os presentes.
Oa pais também devem verificar quais as garantias em caso de defeito do produto, se existem empresas especializadas de assistência técnica e quais as possibilidades de troca. Também é importante ficar atento às promoções para saber como deve ser feita a troca, já que pode não haver disponibilidade de estoque. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a embalagem do produto deve corresponder à mesma imagem dos anúncios impressos ou divulgados na TV.
Além disso, antes da criança começar a usar, é importante ler o manual de instruções. Os cuidados devem ser seguidos até na hora de entregar o presente, pois algumas embalagens plásticas e com grampos também podem oferecer riscos.
Comércio informal
Segundo o Procon-JP muitos consumidores preferem comprar brinquedos no comércio informal por conta dos preços baixos. No entanto, o órgão orienta que os cuidados devem ser redobrados, pois alguns produtos podem ser falsificados e ter sido feitos com materiais que quebram com facilidade e até com substâncias tóxicas.
De acordo com o Procon-JP, é importante que o consumidor defina o que pretende comprar dentro das suas condições financeiras para não apelar para produtos similares que não são seguros em virtude da sua procedência e qualidade. "Além de ficar atento aos preços, formas de pagamento e normas de segurança, quem for procurar presente deve levar em conta o gosto da criança e verificar se o que ela quer é o adequado, pois nem sempre o brinquedo da moda é o ideal”, finalizou Sandro Targino

Nenhum comentário:

Postar um comentário