MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Portaria mantém data de vacinação contra aftosa na fronteira em MS

 

Portaria divulga calendário de vacinação, que começa dia 1º de novembro.
Antecipação de vacinação chegou ser considerada após aftosa no Paraguai.

Silvia Frias Do G1 MS
Funcionários do governo do Paraguai supervisionaram nesta quinta-feira (22) o enterro de mais de 800 cabeças de gado sacrificadas por terem sido expostas à febre aftosa em San Pedro de Ycuamandyyu, 325 km ao norte de Assunção. Autoridades locais afirmam q (Foto: Reuters/Senacsa)No dia 22 de setembro, animais foram abatidos
no Paraguai, após aftosa (Foto: Reuters/Senacsa)
Portaria publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial do estado determina que a vacinação contra febre aftosa no rebanho da região da zona de fronteira, anteriormente denominada Zonal de Alta Vigilância (ZAV) seja feita de 1º a 30 de novembro. A data, já prevista, foi mantida, mesmo após a detecção de foco da doença na região do Paraguai.
O chefe do serviço de saúde animal da Superintendência Federal de Agricultura em MS, Elvio Cazola, explica que, até 2010, a vacinação na antiga ZAV era feita no sistema 'agulha oficial', ou seja, uma força tarefa da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do estado (Iagro) era enviada à região de fronteira para a imunização.
“O trabalho era feito entre outubro e novembro, antes do calendário geral”, disse Cazola. A estratégia era adotada por questão de segurança. A ZAV foi criada em 2005, quando surgiram focos de aftosa no Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com o Paraguai. No dia 22 de março de 2011, o Minstério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a ZAV como área livre de febre aftosa com vacinação.
Depois que a ZAV foi considerada zona livre de aftosa com vacinação, a antecipação não foi mais considerada necessária e os 13 municípios que compõem a região já seriam inseridos no calendário geral, iniciado no dia 1º de novembro.
Cazola disse que a antecipação chegou a ser considerada após a detecção do foco de aftosa, mas, por orientação do departamento de Saúde Animal do Mapa, o calendário foi mantido.
Pela portaria, a vacinação começa no dia 1º de novembro nas regiões do Planalto e Pantanal, de todo o rebanho, independentemente da idade. Como é regular, no Pantanal, a imunização vai se encerrar depois, no dia 15 de dezembro. Para a ZAV e Planalto, o prazo final é dia 30 de novembro.
O Estado tem rebanho estimado em 22 milhões de animais, 800 mil somente na região de fronteira, antiga zona de vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário