MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Paralisação dos médicos do SUS no ES faz paciente perder cirurgia

 

Aposentado faria cirurgia no Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha.
Pacientes também reclamaram da falta de atendimento em Vitória.

Bruno Faustino e Darshany Loyola Do G1 ES
Aposentado tinha todos os exames e não conseguiu cirurgia. (Foto: Bruno Faustino / TV Gazeta)Aposentado não conseguiu cirurgia de hérnea.
(Foto: Bruno Faustino / TV Gazeta)
A paralisação dos médicos Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, iniciada na manhã desta terça-feira (25), prejudica pacientes que procuram atendimento nas unidades de saúde na Grande Vitória.
O aposentado Amarildo José das Neves, de 69 anos, tinha uma cirurgia de hérnia  marcada para esta terça-feira no Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha. O idoso veio de Ibiraçu, no Norte do Estado, apenas para a operação.
"Eu estava com a papelada toda em mãos, com os exames prontos. Estou planejando isso desde o ano passado, e agora foi tudo por água abaixo. Não sei se esses exames vão valer para quando a cirurgia for remarcada", afirma o aposentado.
A lavradora Joseni Loureiro, de 56 anos, passou pela mesma situação. Ela veio de Aracruz, município do Norte que fica a 80 quilômetros da capital, para se consultar com um angiologista, pois tem problema de varizes. "Acordei às 4h só para vir à Vitória, e agora terei que voltar", reclama a trabalhadora rural.
Lavradora veio de Aracruz para consulta em Vila Velha. (Foto: Bruno Faustino / TV Gazeta)Lavradora veio de Aracruz para consulta em
Vila Velha. (Foto: Bruno Faustino / TV Gazeta)
Vitória
O movimento na policlínica do bairro São Pedro, na capital, estava tranquilo na manhã desta terça-feira. Porém, alguns pacientes reclamaram da falta de atendimento médico.
O funcionário público Magnólio Nicolau dos Santos, de 58 anos, tem um machucado na perna e não foi atendido. "Eu já fui à policlínica de Santo Antônio e também não consegui", conta. O motorista Tiago de Jesus, 28, também não recebeu atendimento. "Acordei com o joelho inchado e dolorido. Tem criança aí dentro com febre e não é atendida. Agora vou tentar conseguir atendimento em alguma unidade da Serra", diz.
ParalisaçãoMédicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (25). Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do ES (Simes), Otto Baptista, cerca de 90 mil atendimentos feitos pelo estarão suspensos. Procedimentos como cirurgias eletivas, consultas e diagnósticos, deixarão de ser feitos por 24h em todo o Estado. Estão garantidos apenas atedimentos de urgência e emergência.
De acordo com Baptista, eles protestam contra más condições de trabalho e de estrutura. "Infelizmente, não temos como trabalhar do jeito que estamos. Isso foi decidido em assembleia, é um movimento nacional", afirma.
A concentração da diretoria do Simes, da Associação Médica do ES (Ames) e dos conselheiros do CRM/ES para visitação às unidades de urgência e emergência, acontece às 16h, em frente à Assembleia Legislativa.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a paralisação dos médicos não afetará os serviços de urgência e emergência prestados pelos hospitais da secretaria. Consultas, exames ou cirurgias eletivas (não urgentes) não serão agendadas para esta terça-feira ou deverão ser remarcadas.
Reivindicações
- Fim das más condições de trabalho e de estrutura oferecida pela rede pública de saúde
- Mais recursos para a saúde pública
- Financiamento maior para o SUS, para garantir cirurgias
- Fim de pacientes no chão dos corredores
- Mais dinheiro federal destinado a prefeituras, para garantir melhor atendimento e especialistas em menos tempo
- Fim de filas para conseguir especialistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário