MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Para atrair clientes e elevar vendas, Natal no comércio chega em outubro

 

Diversos shoppings e lojas já estão com decoração pronta.
Montagem foi antecipada em cerca de 15 dias neste ano, diz empresa.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo
Cliente fotografa fachada do Pátio Higienópolis, já decorada para o Natal (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Cliente fotografa fachada do Pátio Higienópolis, já decorada para o Natal (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
O Natal chegou mais cedo neste ano. Em diversos shoppings e lojas do país, e até mesmo em fachadas de empresas, a decoração natalina já está praticamente pronta e a inauguração oficial acontece esta semana, em pleno mês de outubro.

Segundo a diretora da Cipolatti, Ana Cecília Cipolatti, que assina a decoração em mais de 120 shoppings do país, os trabalhos foram antecipados neste ano em cerca de 15 dias em muitos dos clientes da empresa.

“Se continuar assim, daqui a pouco vamos começar a colocar a decoração em agosto”, brinca a empresária. “No Maraponga Mart Moda, em Fortaleza, inauguramos em setembro e temos vários outros como o Shopping Bangu, no Rio, e o Midway Mall, em Natal, onde a decoração já está pronta”, conta.

Em São Paulo, o Raposo Shopping inaugura a sua decoração nesta sexta-feira (28), com 16 dias de antecedência em relação ao ano passado, e a chegada do papai noel a bordo de um helicóptero está marcada para o dia 5 de novembro.
Na rede Cecilia Dale, itens de decoração natalinos começaram a ser expostos em setembro (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Na Cecilia Dale, produtos natalinos começaram a ser expostos em setembro (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
No Pátio Higienópolis, a inauguração oficial está prevista só para o dia 15 de novembro, mas a fachada do shopping já está toda decorada e iluminada. E no interior, uma árvore de Natal de 20 metros já ocupa todo o vão central.
“Há 10 anos, começávamos a montar a decoração em novembro. Nos últimos anos, as inaugurações passaram a acontecer na segunda quinzena de novembro. Agora, passou o Dia das Crianças, os shoppings já começam a decorar para chegar na primeira semana de novembro com tudo pronto e com papai noel sentado”, conta Ana Cecília.
O comerciante quer vender mais todo dia. Costuma-se dizer que não existe venda adiada, mas, sim, venda perdida. Então, se der para vender em novembro parte do que seria sairia só em dezembro, melhor"
Marcel Solimeo, Associação Comercial de SP
A chegada prematura da decoração de Natal surpreende muitos consumidores e provoca aquela sensação de que o ano termina cada vez mais rápido. Mas é raro encontrar quem reprove a iniciativa. "Eles estão apressados, mas está legal. O Natal deixa a cidade mais bonita", diz a moradora de Vinhedo (SP) Ticiane Picoloto, que aproveitou a visita ao Pátio Higienópolis para fotografar a fachada decorada.
Mais público e mais compras
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a antecipação da decoração natalina tem ajudado a elevar as vendas nos meses de novembro, que costumam ter desempenho mais fraco que o de outubro.

“Essa tendência começou há quatro anos e ficou, pois está se mostrando produtiva e trazendo mais público para os shoppings”, diz Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Alshop.
Segundo Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), deixar o comércio decorado com antecedência é uma forma de "despertar uma pré-disposição para o Natal" e de lembrar o consumidor que vale a pena fazer as compras antes, já em novembro, quando já cai a primeira parcela do 13º salário e o movimento costuma ser mais tranquilo nas lojas.
"O comerciante quer vender mais todo dia. Costuma-se dizer que não existe venda adiada, mas sim venda perdida. Então, se der para vender em novembro parte do que sairia só em dezembro, melhor", explica Solimeo.
A Alshop e a ACSP ainda não divulgaram suas previsões em relação às expectativas de crescimento de vendas para o Natal 2011, mas avaliam que, diante do cenário de desaceleração da economia, o desempenho ficará longe do crescimento de 13% registrado em 2010.
Shopping prevê venda 20% maior em novembro
O Raposo Shopping, que afirma ter investido R$ 750 mil na decoração e campanha de Natal, prevê um crescimento de 30% nas vendas do ano e um novembro com alta de 20%. “O nosso novembro já tem sido melhor que o outubro”, afirma o superintendente Marcelo Ghitnic.
Raposo Shopping (Foto: Divulgação)Raposo Shopping inaugura decoração de Natal
16 dias mais cedo do que em 2010
(Foto: Divulgação)
Segundo ele, o investimento justifica a antecipação do clima natalino. “Esse movimento também acontece nos Estados Unidos. Como a decoração tem data para sair, mas não para entrar, quanto mais cedo você puder começar, melhor. Antes, ficava um hiato muito grande entre o Dia das Crianças e o Natal”, acrescenta Ghitnic.
Para Katia Ardito, gerente de marketing do Morumbi Shopping, mais do que elevar as vendas em novembro, a presença de elementos natalinos já no final de outubro e início de novembro ajuda a lembrar da proximidade do Natal e a garantir a fidelidade do cliente.
“Devido à correria do dia a dia, muitas pessoas não se dão conta da proximidade das festas. Essa lembrança faz com que alguns clientes antecipem suas compras e não entrem na correria do final", afirma Katia.
Segundo ela, os trabalhos de decoração começaram já no dia 17 de outubro em razão da complexidade dos arranjos e de todo o projeto de decoração, prevista para ser inaugurada no dia 4 de novembro. "Como são áreas grandes, as montagens são feitas em etapas e alguns elementos, como a árvore externa, começam a aparecer. Talvez por isso a sensação de antecipação", diz.
Fachada de empresa decorada nos Jardins, em São Paulo (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Fachada decorada da sede da Crefisa, nos Jardins, em São Paulo (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Festas de Natal antecipadas
A empresária Cecilia Dale conta que nas lojas da rede de decoração já se vende mais árvores de Natal em novembro do que em dezembro. Segundo ela, a antecipação do Natal é um fenômeno que também ocorre dentro das casas dos brasileiros.
“Muitas famílias viajam a partir do dia 15 de dezembro e começam a enfeitar a casa já em outubro para deixar tudo pronto para as festas de amigo secreto e pré-natais entre amigos ou de famílias com pais separados”, afirma.
Nas lojas da rede, os enfeites e objetos de decoração para o Natal começaram a ser exibidos já em setembro. “Muitos clientes já começam a perceber que quanto mais demoram, maior o risco de já não encontrarem mais tudo o que procuram”, afirma Cecilia.
Entre os lojistas, a preocupação é não ficar para trás. "Me lembro da época que começava a decorar a vitrine só em 1º de dezembro", se recorda Lurdes Martins, de 80 anos, sócia de uma loja em Cuiabá. "O shopping já fica todo decorado em outubro e é chato não acompanhar. Agora dizer que vai vender mais é exagero, porque o povo continua deixando para comprar tudo na última hora", afirma.
Árvore de Natal já ocupa vão central do Pátio Higienópolis (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Árvore de Natal já ocupa vão central do Pátio
Higienópolis (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Fachada iluminada nos Jardins
Até então restrita ao comércio, a antecipação da decoração de Natal também começa a ganhar a adesão de empresas. A Crefisa, que há 5 anos decora a fachada da sede da empresa no bairros dos Jardins, em São Paulo, decidiu lançar este ano o seu Natal já no fim de outubro. Além de uma grande árvore, o cenário já exibe um papai noel ao lado de renas, gnomos, esquilos e até tucanos. A inauguração está programada para o fim de semana, mas o conjunto já começou a ser iluminado esta semana, com direito até a bancos de praça para receber os visitantes.
"Sempre lançamos no começo de novembro, mas decidimos antecipar este ano para as pessoas poderem curtir um pouco mais esse clima de Natal", afirma a diretora de marketing da Crefisa, Ana Carolina Barbosa. "A reação é impressionante. As pessoas ficam mais felizes só de ver que já estamos montando e chegam a descer dos carros e do ônibus para tirar foto".
Mas até onde pode chegar essa antecipação? "Acho que a tendência é ficar mesmo a partir das últimas semanas de outubro. Antes disso começa a cair no ridículo", avalia Ghitnic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário