MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mulheres vítimas do câncer de mama montam ONG no interior da Bahia

 

'Amigas do Peito' foi montada há três meses em Santo Antônio de Jesus.
Há dois mamógrafos na cidade e apenas um faz exame pelo SUS.

Do G1 BA, com informações da TV Subaé
Um grupo de mulheres se uniu no combate ao câncer de mama na cidade de Santo Antônio de Jesus, a 193 km de Salvador. Elas integram a campanha ‘Outubro Rosa’, realizada em vários países em apoio à luta contra a doença. Na cidade, existem apenas duas máquinas para fazer a mamografia, os mamógrafos, responsável pelo exame preventivo, e somente uma delas atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De janeiro até setembro deste ano, foram feitos 2.279 exames de mamografia e 11 deram resultados sugestivos para câncer de mama. A rede pública da cidade atende a 14 municípios na região. O médico mastologista Luciano Ramos alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer.
"Mamografia é o principal exame para prevenção do câncer de mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o primeiro exame, que nós chamamos de mamografia de base, deve ser realizado a partir dos 35 anos. E anualmente a partir dos 40 anos. Isso é fundamental", explica.
Algumas mulheres que tiveram o câncer de mama e precisaram se tratar na cidade montaram há três meses a ONG ‘Amigas do Peito’. Entre elas, está a jornalista Valdelice Costa. "É um problema que pode acontecer em qualquer casa, com qualquer pessoa, não faz distinção. Nosso trabalho está dentro desse contexto, levar informação e que essas informações tragam resultados positivos no sentido de prevenir e também de tratar, se já existirem casos na comunidade", relata.
A dificuldade de tratar a doença em Santo Antônio de Jesus fez elas se unirem. A designer de interiores Cristiana Diniz conta que nada para com a descoberta da doença. "A vida continua, eu tenho três filhos, tenho o meu trabalho, que eu adoro, e estou aqui, agora ajudando outras pessoas", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário