MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MT tem 13 cidades em lista de 20 maiores produtores de soja do país

 

Produção Agrícola Municipal avaliou desempenho da safra 2009/2010.
Mato Grosso perdeu participação, mas lidera produção brasileira de soja.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT
Soja_Mato Grosso (Foto: Marcos Bergamasco/Secom-MT)Soja é a principal cultura agrícola de Mato Grosso
(Foto: Marcos Bergamasco/Secom-MT)
O ano de 2010 consolidou um novo recorde para a produção brasileira de soja e ao término da safra foram colhidas 68,8 milhões de toneladas. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um crescimento de 19,20% na comparação com o ano anterior, sustentado, principalmente, pela expansão na área plantada e as boas condições climáticas, que contribuíram para o bom desenvolvimento da cultura. Estados como Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia registraram as maiores produções da oleaginosa.
Os dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (26), referentes à Produção Agrícola Municipal (PAM), mostram que o estado mato-grossense manteve a liderança nacional na produção desta cultura, com 18,8 milhões de toneladas. Os números levam em consideração o desempenho do campo no ano agrícola de 2009/10. Sozinha, a unidade da federação foi responsável por 27,3% do total produzido no país. Apesar do percentual, o estado perdeu participação frente ao cenário nacional, pois em 2009 detinha 31,7%.

Treze municípios figuram no ranking das 20 cidades que mais produziram soja no período avaliado. O destaque, conforme o IBGE, continua com Sorriso, maior produtor estadual da oleaginosa e que ultrapassou em 2009/10 mais de um milhão de toneladas.

No ranking dos maiores produtores estão também Sapezal, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Querência, Primavera do Leste, Itiquira, Ipiranga do Norte, Campo Verde e Campos de Júlio. Segundo o instituto, juntos foram responsáveis por 15,8% da produção nacional, e por 57,8% da produção mato-grossense.
Cidades como Sorriso (-1,4%); Sapezal (-2,5%); Nova Mutum (-1,0%); Diamantino (-1,3%); e Campos de Júlio (-13,6%) registraram recuo na produção de soja. O IBGE atribui o avanço geral da oleaginosa em razão do uso de áreas de algodão e de arroz. Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, os números apenas mostram um cenário já consolidado no estado.
"Temos mais área e os outros estados não têm como expandir. O Paraná, por exemplo, não tem como aumentar mais. Aqui, podemos dobrar nossa produção e produzir o que o Brasil precisa só em soja", disse Silveira. No intervalo avaliado, o Paraná figurou na vice-liderança nacional na produção de soja, com 14 milhões de toneladas.
Milho
Os números apresentados nesta quarta-feira pelo IBGE mostram que para a cadeia do milho, Mato Grosso produziu 8,1 milhões de toneladas. O Paraná, na primeira posição do ranking, foi responsável por 13,5 milhões de toneladas.
Individualmente, o município de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, detém a marca de maior produtor nacional de milho desde 2007 e, em 2009/2010, superou 1 milhão de toneladas, um aumento na produção de 17,2%, em relação a 2009, conforme o instituto.
"Este crescimento é explicado pela expansão da área colhida, que foi de 48.120 hectares (26,4%). Alguns municípios do estado apresentaram retração da área colhida, pois optaram pelo plantio da soja na primeira safra", aponta o instituto em seu relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário