MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2011

Governo federal negocia com índios para libertar reféns em Mato Grosso

 

Funcionários da Funai e EPE estão retidos há cinco dias na divisa com Pará.
Representantes do governo federal estão no local para negociar com índios.

Do G1 MT
Um grupo de representantes do governo federal tenta negociar com índios da etnia Munduruku a liberação de seis pessoas que são mantidas reféns pelos indígenas em uma das aldeias da terra indígena Kayabi, que fica na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará. Segundo o coordenador da Funai para o norte de Mato Grosso, Sebastião Martins, estão retidos na aldeia funcionários da Funai, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)  e um antropólogo contratado pela EPE que estava realizando uma pesquisa junto à tribo.
De acordo com as informações repassadas por telefone pelo índio Cecílio Munduruku, os reféns podem circular dentro da aldeia e estão em um alojamento, mas são impedidos de deixar o local. Ainda segundo o indígena, o impasse no momento é que os representantes do governo federal exigem primeiro a libertação dos reféns para conversar com os índios, que por sua vez, exigem a presença dos representantes do governo federal dentro da aldeia.
Os índios querem a demarcação da terra indígena Kayabi, que é aguardada há mais de duas décadas. E também protestam contra a construção de usina hidrelétrica no rio Teles Pires. O projeto da usina é contestado pelos índios das etnias Kayabi, Munduruku e Kayapó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário