MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2011

Artista representa MT em exposição de telas em museu da França

 

Mari Bueno e mais 98 artistas brasileiros vão participar da exposição.
A artista plástica trabalha com pintura há 20 anos.

Do G1 MT
Tela está exposta no Museu do Louvre, na França (Foto: Divulgação )Tela está exposta no Museu do Louvre, na França
(Foto: Divulgação )
A cultura e natureza de Mato Grosso estão representadas em uma exposição de arte em Paris, no Museu do Louvre, na França. A obra 'São Francisco de Assis' é da artista plástica Mari Bueno, que mora em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá.
A mostra terá participação de 99 obras de artistas brasileiros que vão se juntar a outros 350 do mundo inteiro até domingo (23), na galeria Carrousel Du Louvre. A artista nasceu no Paraná, mas mora em Sinop há 33 anos.
Na área artística há 20 anos, especificamente com pintura a óleo sobre telas, Mari explica que utiliza uma técnica chamada inculturação, onde se mistura temas regionais e religiosos. ''Fiz uma especialização em artes que me ajudou muito em um trabalho de cinco anos pintando a Catedral Sagrado Coração de Jesus'', contou a artista.
O projeto de pintar a igreja começou em 2006. A oportunidade resultou em seis painéis somando 380 metros quadrados de pintura. ''Foi um presente de Deus. A arte sacra não é fazer por fazer, tem uma simbologia e um estudo. Tudo que é criado tem um fundamento pra isso, nas cores, linhas e formas'', explicou a pintora. No próximo ano, Mari está organizando uma exposição que aborda a arte sacra com elementos da amazônia.
Exposição
No ano passado Mari já tinha feito uma exposição com três telas que foram premiadas em Paris. Dessa vez, a artista apostou na arte sacra através da tela 'São Francisco de Assis', representando o estado. A exposição é organizada pela Academia Nacional de Artes Plásticas (ANAP), de quem Mari Bueno recebeu o convite. A expectativa é que o Carrousel Du Louvre receba visita diária de aproximadamente 9 mil pessoas até domingo.
Premiações
A artista acumula premiações de telas renomeadas de exposições nacionais em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. E também em exposições de galerias internacionais na Inglaterra, Itália, Suíça, Alemanha e Egito. Uma das telas, 'Amazônia', recebeu medalha de ouro do Centro Cultural de Gutersloh, na Alemanha em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário