MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fiéis prestam homenagens a Nossa Senhora Aparecida em Salvador

 

Missas começaram às 5h desta quarta-feira, na igreja que fica no Imbuí.
No fim da tarde, Dom Murilo Krieger preside celebração de encerramento.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Começaram cedo nesta quarta-feira (12) as homenagens para Nossa Senhora Aparecida em Salvador. A paróquia dedicada à santa fica no bairro do Imbuí e desde a primeira missa, realizada às 5h neste feriado nacional, está lotada de devotos.
Ao longo do dia, as celebrações estão marcadas para 9h, meio-dia e 15h. Também será realizada procissão pelas ruas do bairro às 16h30 e missa de encerramento às 18h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Este ano, o tema da festa é "Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus".
História
Celebrada em todo o país, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI no dia 16 de julho de 1930. Segundo a tradição católica, a devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores - Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso - foram incumbidos de conseguir certa quantidade de peixes no rio Paraíba, por ocasião da passagem por Guaratinguetá do conde de Assumar, em viagem para a tomada da posse como governador de São Paulo e das Minas de ouro.
Esses três pescadores estavam já algum tempo em uma pescaria sem êxito. No entanto, após ter encontrado em suas redes o corpo e a cabeça de uma imagem da Imaculada Conceição, a pesca foi abundante.
A pequena imagem de cor negra foi levada para a casa de um deles, onde passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque foi achada (aparecida) nas águas do rio Paraíba.
Aos poucos, as pessoas foram se reunindo ao redor daquela imagem para rezar e agradecer. Cada dia que passava, o número de fiéis devotos aumentava, tornando necessário dar início à construção, em 1846, de uma igreja maior, inaugurada em 1888, hoje conhecida como Basílica Velha. O número de romeiros continuava a aumentar, exigindo um templo ainda maior. Em 1955 iniciou-se, então, a construção do santuário, frequentado hoje por romeiros de todo o Brasil, os devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário