MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de outubro de 2011

Estudantes enfrentam riscos com transporte irregular no Ceará

 

Crianças viajam amontoadas em caçamba de caminhão.
Ônibus que leva universitários tombou e matou duas pessoas há um mês.

Do G1, com informações do Jornal Nacional
Estudantes do interior do Ceará enfrentam riscos no caminho até escola. Em Santana do Acaraú, crianças disputam espaço na caçamba de um caminhão e vão amontoadas junto com o motorista. No meio da poeira do sertão, uns vão chacoalhando na caçamba, outras ocupam até o painel da cabine. Há casos de estudantes que viajam no teto.
“Infelizmente está é uma das dificuldades de um município pobre. A gente não tem condições de manter ônibus em todas as rotas dos alunos, mas é um sonho que eu tenho”, diz o prefeito de Santana do Acaraú, Roberto Carlos Farias.
Em outro município os estudantes mais velhos viajam até mesmo no teto. Uma ladeira muito íngreme, sem asfalto e estreita. É a justificativa de quem transporta os estudantes para utilizar caminhão em vez de ônibus. Durante todo o trajeto, os estudantes se equilibram em pé no veículo. “Às vezes não tem espaço para sentar, aí o jeito é ir em pé. É perigoso ser jogado para fora”, diz Mateus Souza Costa, de 17 anos.
O motorista não vê perigo no transporte. “É aberto. Qualquer coisa, se acontecer um acidente, o pessoal pula”, afirma Artênio Araujo Costa.
Não há perspectiva de solução a curto prazo. “O ônibus não sobe. Se a gente conseguir ônibus pequeno, aquele de doze estudantes aí você chega atrasado na escola. Você tem que levar de uma vez. Se você leva doze, depois volta para pegar mais doze aí é inviável”, diz Eliésio Fonteles, prefeito de Alcântaras.
Universitários
Nem o ônibus que transporta os universitários entre municípios oferece segurança. O veículo percorre um trecho de serra sem velocímetro nem tacógrafo. Falta até o pedal do acelerador.
“Teve um dia que a direção travou e não sei como o motorista conseguiu parar numa curva”, afirma a estudante Ronalda Nascimento Batista.
Há um mês e meio, um ônibus que transportava universitários na mesma região, tombou depois de tentar uma ultrapassagem, atingir uma moto e um caminhão. Duas estudantes morreram.
“A qualquer hora pode acontecer uma tragédia e não vai embora um só, vão embora todos os universitários de uma vez”, afirma Jardel Gualberto Ramos, presidente da Associação dos Universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário