MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Em GO, Incra quer retomar lotes da reforma agrária

 

É proibido fazer qualquer negócio com terras da reforma agrária.
Quem estiver irregular vai perder a área.

Do Globo Rural
O trabalhador rural Valter Pereira mora com a família no assentamento São Pedro, em Montividiu do Norte, há mais de cinco anos. Na parcela de terra adquirida em um acerto de contas, o lavrador cria gado leiteiro e cultiva uma pequena lavoura de pimenta.
A situação do lavrador é irregular e por causa disso ele não pode fazer financiamentos, nem receber os incentivos da reforma agrária. A maior preocupação agora é perder a parcela de terra e todo o investimento.
Atualmente é proibido fazer qualquer negócio com as terras da reforma agrária, mas a prática acontece com frequência em Goiás. De acordo com o Incra, mais de 200 ações estão sendo investigadas.
Levantamentos estão em processo em todos os assentamentos do estado para identificar quantas parcelas foram negociadas. Dados preliminares indicam que pelo menos 15% dos lotes podem estar irregulares.
Os moradores de vários assentamentos da região norte se reuniram com Jorge Jatobá, superintendente do Incra em Goiás. Mas a notícia que receberam não foi nada boa, o lavrador que está em situação irregular vai mesmo perder o lote.
Quem vendeu a terra não pode mais se cadastrar nos programas de reforma agrária e deve devolver o dinheiro que recebeu para investir. Já quem comprou vai ser despejado, mas pode participar de novos sorteios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário