MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eleitor quilombola participa de revisão biométrica aos 106 anos em MT

 

Ele foi o primeiro a ser cadastrado em Nossa Senhora do Livramento.
Mesmo com voto facultativo, idoso diz que quer votar no ano que vem.

Do G1 MT
 
Idoso de 106 anos participa de recadastramento eleitoral (Foto: Divulgação / TRE)Idoso de 106 anos participa de recadastramento
eleitoral (Foto: Assessoria/ TRE)
Um idoso de 106 anos foi o primeiro a ser cadastrado para votar com as urnas biométricas que serão utilizadas nas eleições de 2012 em Nossa Senhora do Livramento, município que fica a 42 quilômetros de Cuiabá. Antônio Benedito Conceição, conhecido como Antônio Mulato, mora na comunidade quilombola de Mata Cavalo, uma região ocupada por descendentes de escravos há mais de 120 anos.
A Constituição Federal prevê que o voto para os brasileiros com idade acima de 70 anos é facultativo. Mesmo sem a obrigação de votar, Antônio Mulato explicou o motivo de ser o primeiro a ser cadastrado na cidade. “Eu vim aqui porque quero votar na eleição que vai ter no ano que vem”, afirmou.
Todos os eleitores do município foram convocados pela Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento dos dados pessoais e também para realizar o cadastro biométrico. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a biometria consiste em colher informações adicionais do cidadão, como fotografia e impressão digital, para aumentar a segurança no processo eleitoral a partir das eleições de 2012.
Já a revisão eleitoral é necessária sempre que o número de eleitores se aproxima do número de habitantes, como ocorre na cidade de Nossa Senhora do Livramento, que possui 12.800 moradores e um total de 10.800 eleitores registrados. O atendimento aos eleitores em Livramento será realizado diariamente na Câmara de Vereadores, das 9h às 18h, até o dia 19 de dezembro. Para os eleitores da comunidade Faval, o cadastro biométrico será feito na Escola Estadual José de Lima Barros, do dia 7 de novembro a 7 de dezembro. Quem não comparecer à revisão eleitoral e cadastro biométrico terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
Revisão biométrica
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está realizando o cadastramento biométrico dos eleitores de algumas cidades do estado. O primeiro município a realizar a revisão biométrica do eleitorado foi Campo Verde e a próxima cidade a receber a revisão biométrica será Santo Antônio de Leverger, no dia 25 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário