MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dilma inaugura festival de artes e ganha almoço da família real belga nesta terça


R7

A presidente Dilma Rousseff, que viajou para a Europa no fim de semana, abre nesta terça-feira (4), em Bruxelas, na Bélgica, a 23ª edição do Europalia, o maior festival de artes da Europa, que na edição deste ano presta uma homenagem ao Brasil.
Ao longo de três meses e meio, como parte da programação, serão realizados 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias. Os eventos serão distribuídos entre cinco países: Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha e Holanda.
Antes, porém, Dilma participa da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia. No encontro, ela vai tentar destravar as negociações de um acordo bilateral entre o Mercosul e os países europeus.
Também está na programação da presidente um almoço oferecido pelo rei Alberto II e pela rainha Paola, o casal real belga.
Dilma participa, ainda, da cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-União Europeia. A abertura do Europalia é sua última atividade na Bélgica. Em seguida, ela segue viagem para a Bulgária, segunda etapa de seu primeiro giro europeu.
Festival
O Europalia 2011 recebeu investimentos de R$ 30 milhões dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil e também ganhou apoio financeiro de empresas públicas e privadas.
Além de Dilma, participam da abertura do festival os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
No evento, os músicos Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti mostrarão aos europeus um pouco da alquimia que marca seus trabalhos, com uma mistura de sons que envolvem instrumentos convencionais e objetos diversos.
Também haverá shows do rapper carioca Marcelo D2 e da banda Pedro Luis e a Parede.
O grupo Corpo, de Belo Horizonte, reconhecido internacionalmente como uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do mundo, apresentará trechos de seus últimos trabalhos.
As companhias Giramundo, de teatro de bonecos, e Intrépida Trupe, que há 21 anos mistura circo, teatro e dança nos espetáculos, também estarão presentes.
O poeta e ensaísta Augusto de Campos e os escritores João Ubaldo Ribeiro e Renato Carvalho estão entre os brasileiros que participarão das conferências literárias do Europalia.
Nas artes visuais, a escolha dos trabalhos envolve obras do período colonial do Brasil até os dias de hoje. No cinema, a ideia é apresentar um panorama geral do que se produz atualmente no país.
O Europalia, criado na década de 1960, ocorre a cada dois anos e já virou tradição da agenda cultural do Velho Continente. Até a década de 1990, apenas países europeus eram homenageados. De lá para cá, México, Japão e China já foram destaques. A próxima edição do festival, em 2013, vai homenagear a Índia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário