MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2011

Desempregada do DF quer usar o Enem para retomar estudos

 

Djaci Ferreira concluiu o ensino médio em 1985 e hoje quer fazer psicologia.
Taxa de abstenção do DF no 1º dia de prova foi maior do que a nacional.

Jamila Tavares Do G1 DF
Desempregada, Djaci Ferreira, de 45 anos, quer fazer prova do Enem para entrar em uma faculdade de psicologia. (Foto: Jamila Tavares/G1)Desempregada, Djaci Ferreira, de 45 anos, quer
fazer a prova do Enem para entrar em uma faculdade
de psicologia. (Foto: Jamila Tavares/G1)
Para Djaci Matilde Ferreira, de 45 anos, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste fim de semana são uma chance de retomar os estudos e realizar o sonho de fazer uma faculdade. Ela conta que terminou o ensino médio em 1985 e desde então se dedicou a cuidar do filho, hoje com 13 anos, e de casa.
“Nunca é tarde, né?”, afirma bem humorada. Djaci, que estudou sozinha para o exame e contou com a ajuda do filho, achou as provas deste sábado (22) tranquilas e não está ansiosa com as deste domingo (23). “Sempre gostei muito de estudar, mas demorei muito para tomar uma atitude”, conta.
Desempregada há dois meses, Djaci mora em Samambaia Sul e deseja fazer psicologia. Ela afirma que o Enem é a primeira prova que faz para tentar ingressar no curso. “A gente está nesta vida para ganhar e para perder. Se não for bem agora, vou continuar tentando.”
Para ela, o acesso ao ensino superior no Brasil é restrito. "É muito difícil para uma pessoa simples fazer uma faculdade. Falta investimento em educação aqui. Veja no Japão, por exemplo, lá o governo investe mais em educação", opina.
Djaci está fazendo o exame no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, que fica na quadra 606 Norte. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), outros 687 candidatos fazem prova na escola. Ao todo, o DF tem 176 locais destinados ao exame.
De acordo com balanço divulgado neste sábado, a taxa de abstenção no primeiro dia do Enem no DF foi de 31,24%. A média nacional foi de 25,29%. Neste domingo, os mais de cinco milhões inscritos no exame em todo país fazem as provas de matemática, linguagens e códigos e redação.
Os portões abrirão às 13h e os candidatos terão cinco horas e meia para fazer a prova. De acordo com o Inep, o gabarito será divulgado na terça- feira (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário